27/11/2023 às 16h11min - Atualizada em 28/11/2023 às 01h48min

Espetáculo com sobreviventes da bomba nuclear

Os Três Sobreviventes de Hiroshima tem novas apresentações na Aliança Cultural Brasil-Japão

Pombo Correio Assessoria de Comunicação

Bianca Brito
 

Os Três Sobreviventes de Hiroshima tem novas apresentações na Aliança Cultural Brasil-Japão

 

Kunihiko Bonkohara, de 82 anos, e Junko Watanabe, de 80 anos, sobreviventes da bomba nuclear lançada pelos EUA, sobem no palco para dar seus depoimentos 

 

 

Visto por milhares de pessoas em várias cidades brasileiras, Os Três Sobreviventes de Hiroshima se difere de qualquer outro espetáculo no mundo por trazer à cena os próprios sobreviventes da bomba atômica. 

A peça faz novas apresentações na Aliança Cultural Brasil-Japão, de 30 de novembro a 9 de dezembro, aos sábados, às 16h. Os ingressos são gratuitos e precisam ser retirados pelo Sympla. 

No palco, dois sobreviventes do primeiro ataque nuclear da história fazem seus depoimentos de um dos piores genocídios da humanidade. São contados os momentos da explosão nuclear na cidade de Hiroshima, no Japão, em 1945, os dias seguintes e a imigração para o Brasil.

"Os Três Sobreviventes de Hiroshima" reconstrói a história do jovem Takashi Morita (interpretado pelo ator Ricardo Oshiro), na época com 21 anos, e das crianças Kunihiko Bonkohara, com 5 anos, e Junko Watanabe, com 2 anos, que estavam em Hiroshima no dia do bombardeio. Em cena, eles atuam no formato de teatro-documental, também conhecido como biodrama. Fotos originais e canções da época executadas pelos sobreviventes compõem o clima da apresentação.

Com roteiro e direção de Rogério Nagai, o espetáculo deu origem ao projeto Sobreviventes Pela Paz. A ideia surgiu em 2012 com pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil. Foram doze meses de pesquisa e quatro meses para criação do roteiro e ensaios.

O projeto já foi visto por mais de 15.000 pessoas e já passou por cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Campinas, Ribeirão Preto, entre outras. As sessões lotadas e com muitos espectadores para fora do teatro consagraram o sucesso do espetáculo.

O texto, ainda que trate de uma tragédia, leva uma reflexão sobre a paz por onde passa, com uma mensagem forte de resiliência, perdão e superação. Colocar os sobreviventes em cena é uma maneira que o projeto encontrou de mostrar a importância de propagar e manter a paz, para que acontecimentos como esse nunca mais se repitam. 

Hiroshima 

Em 6 de agosto de 1945, no estágio final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram uma bomba na cidade de Hiroshima. Três dias depois, atingiram também Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas depois da tragédia. Os números oficiais informam entre 130 e 240 mil mortos como resultado destes que foram os primeiros e únicos ataque nuclear contra civis em toda a história.

No Brasil, há 67 sobreviventes das bombas de Hiroshima e Nagasaki. O espetáculo é realizado pela NAGAI Produções Artísticas e Culturais, através do Edital ProAC de Circulação do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Ficha Técnica

Roteiro e direção: Rogério Nagai.

Assistência de direção: Ricardo Oshiro.

Elenco: Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe, Ricardo Oshiro e Rogério Nagai.

Produção executiva: Amanda Andrade.

Operação de luz: Fábio Ferretti.

Locução, voz em off, design e operação de vídeo-mapping: Alexandre Mercki.

Assessoria de imprensa: Pombo Correio.

Mídias digitais: Lol Digital.

Design gráfico: Pethra Ubarana.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura, Lei de Fomento ao Teatro, Coletivo Oriente-se e Nagai Produções.

Apoio institucional: Consulado geral do Japão em São Paulo e Unipaz - filial Baixada Santista.

Apoio cultural: Aliança Cultural Brasil Japão, Pizzaria 1900, Cantina Piolin, Cantina Luna de Capri, Restaurante Planetas, Oficina Cultural Oswald de Andrade.

 

Essa apresentação faz parte da mostra de repertório do Coletivo Oriente-se, contemplado pela 40° edição da Lei de Fomento ao Teatro.

 

Serviço:

Os Três Sobreviventes de Hiroshima

Apresentações: 30 de novembro a 16 de dezembro, aos sábados, às 16h 

Ingressos: Grátis

Ingressos antecipados pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/os-tres-sobreviventes-de-hiroshima-acbj/2230423) ou na bilheteria do teatro 60 min. antes do início do espetáculo.

Gênero: teatro-documentário.

Duração: 80 minutos.

Classificação: 10 anos 

 

Aliança Cultural Brasil-Japão

Rua Dep. Lacerda Franco, 328, Pinheiros

Telefone: (11) 3031-5550


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.