25/10/2023 às 13h18min - Atualizada em 25/10/2023 às 20h28min

Empoderamento Feminino por meio de oficinas gratuitas

Mulheres no Audiovisual chega em Macaé (RJ)

Redação

Arquivo – Divulgação
 

Ministério da Cultura e Air Liquide Brasil apresentam:

Mulheres no Audiovisual promove empoderamento feminino por meio de oficinas gratuitas de produção de vídeos em Macaé (RJ)

Projeto ensina participantes práticas do audiovisual como roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento 

 

Com a missão de valorizar o olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina na sociedade, o projeto MAV – Mulheres no Audiovisual oferece oficinas para pessoas com 18 anos ou mais, moradoras em Macaé, no interior do Rio de Janeiro. Todas as atividades do curso são gratuitas e acontecem nos meses de outubro e dezembro de 2023.

A iniciativa nasceu como uma resposta à necessidade de fomentar a inclusão e a atuação feminina no audiovisual e na Cultura, uma vez que as produções audiovisuais têm sido comandadas quase exclusivamente sob a perspectiva masculina ao longo dos séculos, com pouquíssimas referências à atuação de profissionais mulheres em sua construção.

Parte desta falta de representatividade por trás das câmeras se apresenta como resultado da desigualdade de gênero ainda existente no cenário cultural. Apesar de importantes políticas públicas e de esforços para tornar o consumo e o acesso à cultura menos desfavoráveis às mulheres brasileiras, o cenário ainda está distante do ideal. 

Dessa forma, os principais objetivos do MAV são: despertar o interesse para a profissionalização através das atividades artísticas e técnicas desenvolvidas pelo projeto, fomentando a ocupação destes espaços tradicionalmente masculinos também por mulheres; contribuir para a valorização da mão de obra feminina no mercado de trabalho do audiovisual; ocupar artisticamente espaços públicos incentivando e fomentando a Cultura local; democratizar o acesso à Cultura buscando sempre atingir comunidades que não recebem rotineiramente projetos de caráter e qualidade semelhantes de forma gratuita.

Tanto do ponto de vista do ensino quanto da aprendizagem, as oficinas gratuitas de produção de vídeos buscam valorizar a narrativa do gênero feminino, tornando a prática mais convidativa, plural e potente.

O projeto ‘Mulheres no Audiovisual’ é uma ação cultural realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Macaé (RJ) conta com o patrocínio da Air Liquide Brasil e apoios da Secretaria de Qualificação Profissional de Macaé.

Atividades do projeto

A iniciativa tem início com uma palestra aberta ao público com o tema “Como entrar no mercado de trabalho de vídeos”, que acontece no Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, no dia 31 de outubro, às 18h30. Além de apresentar um pouco sobre o contexto desse setor no país, a ideia do bate-papo é falar um pouquinho sobre a oficina e convidar a população a participar das atividades.

Já as oficinas de produção de vídeo do projeto acontecem em dois locais, entre os dias  06 e 17 de novembro. O primeiro grupo tem aulas no Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, das 18h às 21h,; o segundo, na Secretaria de Qualificação Profissional de Macaé serão duas turmas disponíveis: das 14h às 17h e das 18h às 21h.

As participantes aprendem a prática do audiovisual voltada à roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento para a produção de vídeo. O projeto oferece estrutura para que as alunas possam colocar em prática os conteúdos aprendidos como microfones, iluminação e tripés.

E, como forma de encerramento do projeto, um evento gratuitos e abertos ao público acontece no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, Cidade Universitária, no dia 8 de dezembro, a partir das 18h. Na ocasião, são entregues os certificados de conclusão das oficinas e exibidos os vídeos produzidos pelas participantes. Os encontros ainda contam com uma atração musical.

Serviço 

Mulheres no Audiovisual em Macaé (RJ)

INSCRIÇÕES ABERTAS PELO LINK: https://bit.ly/MACAÉ

Palestra sobre o Mercado Audiovisual\

Quando: 31 de outubro, às 18h30

Onde: Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc – Rua Dr. Luiz Bellegard, 139 - Imbetiba, Macaé/RJ

 

Oficinas de Produção de Vídeos

Quando: 06 a 17 de novembro

 

TURMA 1
Local: Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc
Endereço: R. Dr. Luiz Bellegard, 139 - Imbetiba
Dias de Oficina: 06 a 17 de novembro
Horário: 18h às 21h

TURMA 2
Local: Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional
Endereço: R. Alfredo Backer, 363 - Centro, Macaé - RJ, CEP:27947-670
Dias de Oficina: 06 a 17 de novembro
Horário: 14h às 17h

TURMA 3
Local: Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional
Endereço: R. Alfredo Backer, 363 - Centro, Macaé - RJ, CEP:27947-670
Dias de Oficina:  06 a 17 de novembro
Horário: 18h às 21h

 

Eventos de encerramento

Quando: 8 de dezembro, a partir das 18h

Onde: Auditório Claudio Ulpiano - Bloco A - Cidade Universitária


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.