16/10/2023 às 14h07min - Atualizada em 16/10/2023 às 17h18min

Olabi lança novo programa

Ação visa formar estudantes negros em tecnologias para o sistema bancário 

Redação

Divulgação
 

Olabi lança novo programa que visa formar estudantes negros em tecnologias para o sistema bancário 

São Paulo, outubro de 2023 – O Olabi, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo democratizar a produção e acesso a tecnologia e inovação, anuncia o lançamento da iniciativa Afrocódigos. Com o apoio do J.P. Morgan, o Olabi realizará uma nova formação com foco na qualificação de pessoas negras. Com um time composto majoritariamente por profissionais negros, como tecnologistas e psicólogos, o programa oferece um curso online de 17 semanas, abordando temáticas que qualificarão as pessoas selecionadas como desenvolvedoras de sistemas em front-end e back-end. 

“Em um mundo cada vez mais digital, a equidade racial é fundamental para impedir a perpetuação de desigualdades, garantir oportunidades e avançar para um futuro em que a tecnologia atue com cada vez menos vieses. Por isso, é muito importante contar com o apoio do J.P. Morgan como parceiro nessa primeira edição do Afrocódigos”, comenta Silvana Bahia, codiretora executiva do Olabi. 

Com uma metodologia autoral composta por três pilares – conhecimento técnico qualificado , autoconhecimento e autogestão –, a formação visa não só a qualificação do conhecimento técnico, mas, também, oferecer acompanhamento psicopedagógico para o desenvolvimento de carreira e socioemocional dos participantes. Também ajudará atender uma demanda do mercado que, cada vez mais, urge por profissionais que saibam gerir suas atividades, identificar prioridades e atuar com autonomia. 

“Com os avanços das Linguagens Tecnológicas e outras inovações emergentes ao redor do globo, além da desvantagem sistêmica que assola os negros no Brasil, tenho orgulho de anunciar que o Advancing Black Pathways, do J.P. Morgan, está apoiando esforços para reduzir a diferença racial neste setor do mercado de trabalho nacional”, disse Selma Moreira, vice-presidente de Diversidade, Equidade e Inclusão com foco em raça na América Latina. "O trabalho que estamos realizando dentro e fora do Brasil em relação à criação de bases econômicas sólidas para comunidades negras deve ser um convite para outras empresas fazerem o mesmo e se unirem aos esforços para combater preconceitos e criar equidade para todas as pessoas" complementa Moreira. 

Além disso, o Afrocódigos é uma oportunidade para autoconhecimento, novas descobertas, criação de comunidade e networking com outras pessoas negras tecnologistas que possibilitam um crescimento mais ágil no mercado de trabalho, garantindo não só a ascensão social para população negra, mas, também, soluções mais completas para o mercado. 

“O nosso maior desejo é contribuir com um ciclo de aprendizagens que serão fundamentais no desenvolvimento profissional desses tecnologistas. Buscaremos aqueles que estão começando no mundo da programação e têm comprometimento para aprender e crescer em suas carreiras”, complementa Bahia. 

O processo seletivo do Afrocódigos será dividido em três etapas: análise das inscrições, teste de nivelamento técnico em linguagens de programação e lógica, e, por fim, entrevistas. Para se candidatar, as pessoas interessadas precisam ser negras (pardas ou

 

pretas), maiores de 18 anos, estar cursando uma formação/tecnólogo em tecnologia/computação e ter conhecimento intermediário em tecnologia. As inscrições podem ser efetuadas entre os dias 25 de outubro até 30 de novembro, por meio da página afrocodigos.olabi.com.br

Sobre o Olabi 

O Olabi é uma organização social que tem como foco a promoção da diversidade na inovação e na tecnologia. Trabalhamos na formação tecnológica e letramento digital de públicos minorizados nesse universo e também auxiliamos organizações a construir políticas e ações com foco na inclusão e equidade. Em nove anos de atuação, mais de 20 mil pessoas passaram por atividades conduzidas pelo Olabi, atuamos pela promoção de novos empreendimentos e na divulgação de estudos e dados que corroboram para a necessidade de diversificar a produção tecnológica. 

Sobre o J.P. Morgan 

JPMorgan Chase & Co. (NYSE: JPM) é uma empresa líder em serviços financeiros com sede nos Estados Unidos da América (“EUA”), com operações em todo o mundo. O JPMorgan Chase tinha US$ 3,9 trilhões em ativos e US$ 313 bilhões em patrimônio líquido em 30 de junho de 2023. A empresa é líder em banco de investimento, serviços financeiros para consumidores e pequenas empresas, banco comercial, processamento de transações financeiras e gestão de ativos. Sob o J.P. Morgan e Chase, a empresa atende a milhões de clientes nos Estados Unidos e a muitos dos clientes corporativos, institucionais e governamentais mais proeminentes do mundo. Informações sobre JPMorgan Chase & Co. estão disponíveis em www.jpmorganchase.com.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.