11/09/2023 às 17h07min - Atualizada em 20/09/2023 às 00h00min

História do livro e da edição

Lançamento do livro no Sesc CPF

Redação

Flyer Divulgação
 

Lançamento do livro “História do livro e da edição”, publicação em coedição pelas Edições Sesc e Ateliê Editorial


O surgimento da impressão em meados do século XV foi um evento de grande ruptura para o mundo ocidental. Seu impacto, extremamente amplo, prenuncia o nascimento de uma cultura impressa que ainda permanece, pois estabelece as condições para o nascimento da mídia, tem implicações na vida social, na história das línguas, das ciências, da educação, das artes gráficas, entre outros.

Mas o que, de fato, sabemos sobre a invenção de Gutenberg, e por que meios, essa tecnologia foi aperfeiçoada a ponto de permitir o estabelecimento de um novo ecossistema de comunicação, produção e circulação de textos e, consequentemente, de ideias?

Desta forma, o CPF Sesc promove a palestra, que abordará a extraordinária história do livro, da invenção da escrita à revolução digital. Realizada por ocasião do lançamento do livro História do Livro e da Edição, publicação em coedição pelas Edições Sesc e Ateliê Editorial.

Data: 18/09/2023
Dias e Horários: Segunda, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 18/9.
Enquanto houver vagas.

Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar}
Bela Vista - São Paulo.

Grátis

*

Palestrantes

Marisa Midori Deaecto

Professora livre-docente em História do Livro na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Doutora Honoris Causa pela Universidade Eszterházy Károly, Eger (Hungria). Autora de “Império dos Livros - instituições e práticas de leituras na São Paulo oitocentista” (Edusp/Fapesp, 2011; 2019), vencedor do prêmio Jabuti da CBL (1º lugar em Comunicação) e o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro na categoria melhor ensaio social. Publicou, recentemente, “História de um livro. A Democracia na França, de François Guizot” (Ateliê Editorial, 2021) e organizou a edição bilíngue de “Bibliodiversidade e preço do livro. Da Lei Lang à Lei Cortez. Experiências e expectativas em torno da regulação do mercado editorial (1981-2021)” (Ateliê Editorial, 2021).
 

Yann Sordet

Historiador do livro e curador geral de bibliotecas na França (Paris). Formou-se na École Nationale des Chartes (turma de 1997), depois na École Nationale Supérieure des Sciences de l'Information et des Libraries (ENSSIB). Foi curador do Departamento de Manuscritos e Livros Raros da Bibliothèque Sainte-Geneviève (1998-2009), e, desde 2011, é diretor da Biblioteca Mazarina, a biblioteca pública mais antiga da França. Desde 2021, é Diretor Geral das Bibliotecas do Institut de France. Suas pesquisas concentram--se na história das bibliotecas e da bibliofilia, nas práticas bibliográficas, nos incunábulos, na produção e distribuição de livros sobre espiritualidade nos tempos modernos, bem como em edição de música. Lecionou história da edição na Universidade de Paris XIII (1999-2006) e história das bibliotecas na École Pratique des Hautes Etudes (2007-2009). É encarregado pelos cursos de formação na área patrimonial junto à ENSSIB. É editor-chefe da revista Histoire et Civilisation du Livre. Publicou recentemente História do Livro e da Edição: Produção e Circulação, Formas e Mutações (Paris, Albin Michel, 2021, posfácio de Robert Darnton), atualmente em tradução no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Sobre o CPF Sesc

Com uma programação bastante diversa, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF Sesc), localizado na Bela Vista, promove uma série de encontros, cursos, vivências, lançamentos de livros, ciclos, seminários e outras atividades. 

Muitas dessas atrações, que acontecem de forma presencial ou online, têm entrada gratuita e outras custam até R$50. As inscrições podem ser no site do CPF Sesc ou presencialmente na unidade. 

 

Serviço

Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.

Tel: 3254-5600 

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.