07/08/2023 às 17h07min - Atualizada em 07/08/2023 às 21h29min

Projeto Cidade Viva

Em Caraguatatuba

Redação

 

Projeto Cidade Viva colore praça em Caraguatatuba (SP) com grafite do artista Diego DGOH
Idealizado pela Numen Produtora, projeto defende a arte urbana, o muralismo e o grafite como formas de revitalizar espaços públicos. Iniciativa ainda conta com bate-papos e evento de inauguração da obra

 

A arte urbana e o grafite têm o poder de transformar e dar mais vida para as cidades. E o Espaço Cultural Paulo Mott e a Praça Dr. Diógenes Ribeiro da Lima, no centro de Caraguatatuba (SP), estão prestes a ganhar do projeto Cidade Viva um grande mural feito pelo artista Diego DGOH. A iniciativa é idealizada e executada pela Numen Produtora, com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.

A obra está sendo criada até o dia 18 de agosto e tem a proposta de contribuir para a revitalização desse importante espaço público e de convivência entre os moradores da cidade. A inauguração do mural acontece no dia 19 de agosto, 15h, em um evento que conta com DJ, música e microfone aberto para todos que quiserem se manifestar sobre a iniciativa.

Além da pintura, o projeto Cidade Viva prevê um bate-papo, no qual Diego fala mais um pouco sobre o projeto, traça um panorama da história das artes urbanas e conta sobre sua trajetória artística. O encontro acontece no dia 9 de agosto, às 14h, na FUNDAC - Auditório Maristela de Oliveira.

O projeto de impacto visual é inspirado no muralismo, uma das técnicas mais antigas na história da arte, que tem se transformado muito ao longo do tempo – da arte rupestre à arte urbana. No século 20, no México, o muralismo foi encabeçado por artistas como Diego Rivera, que passaram a pintar muros como uma forma de expressar os sentimentos e os anseios de uma população sufocada pela ditadura porfirista e que era excluída dos elitizados salões e galerias de arte.

A intervenção artística em Caraguatatuba é uma ação do projeto cultural Cidade Viva, idealizado e produzido pela Numen Produtora, no qual conta com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, e apoios do Grupo Tekno, PLP Brasil, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e Prefeitura de Caraguatatuba. A iniciativa é realizada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).

 

 

 



 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.