04/08/2023 às 16h12min - Atualizada em 04/08/2023 às 17h17min

Projeto Cultura Videomaker

Em Indaiatuba

Redação

 

Projeto Cultura Videomaker ensina jovens de baixa renda de Indaiatuba (SP) a produzir conteúdo para redes sociais

Idealizada pela Numen Produtora, iniciativa tem como objetivos introduzir os participantes à linguagem audiovisual e ampliar as oportunidades no mercado de comunicação

Diante da democratização na produção e consumo de conteúdo digital que vivemos nos últimos anos, o projeto Cultura Videomaker tem como missão capacitar 90 jovens de baixa renda moradores de Indaiatuba (SP) a produzir vídeos usando celulares como ferramenta de gravação e edição. A iniciativa, idealizada pela Numen Produtora, acontece entre 08 de agosto e 2 de setembro, e conta com uma palestra, a oficina audiovisual e um evento de encerramento.

 

O projeto tem como inspiração a pesquisa “Juventudes e Conexões”, que consultou 1.400 pessoas entre 15 e 29 anos, e mostra como a produção de conteúdo para redes sociais é impactante na vida desses jovens. Segundo o estudo, 51% dos participantes acreditam que a internet estimula a inovação ou a geração de ideias; 70% consideram que a internet estimula a colaboração entre empreendedores; e 30% afirmam que a relação consigo mesmo melhorou com o acesso a conteúdos sobre cabelo, corpo, sexualidade e identidade.

Em diálogo com essa realidade, o Cultura Videomaker tem como principais objetivos introduzir os participantes na linguagem audiovisual; promover a inclusão digital a partir do ensino de produção de conteúdo para influenciadores digitais; melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral; e ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho.

Até o final do ano, a iniciativa deve passar pelos municípios de Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), São Paulo (SP) e Pedro Afonso (TO) e oferecer a formação gratuita para 450 jovens a partir de 13 anos. E, durante as aulas, serão produzidos 150 vídeos de até 5 minutos que serão disponibilizados gratuitamente no canal do projeto no YouTube.

O projeto Cultura Videomaker é uma ação cultural idealizada pela Numen Produtora e realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Indaiatuba conta com o patrocínio da Toyota do Brasil e apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura.

"Na Toyota, acreditamos no poder transformador da educação e na importância de oferecer oportunidades para que os jovens possam desenvolver seus talentos. Ao apoiar o projeto Cultura Videomaker, estamos investindo no futuro desses jovens, capacitando-os a expressar suas histórias e perspectivas únicas através da linguagem universal dos vídeos", ressalta Otacílio do Nascimento, Gerente de Comunicação Corporativa da Toyota do Brasil.

Atividades do Cultura Videomaker

A primeira atividade do projeto é um bate-papo sobre o tema “A produção Audiovisual”, que acontece no dia 08 de agosto, na E.E. Profa. Suzana Benedicta Gigo Ayres, às 08h30, e na E.E Jardim Morada do Sol, às 14h. A ideia é introduzir os jovens ao tema e incentivá-los a participar das aulas. 

Já a formação em produção de conteúdo para redes sociais acontece de 14 a 25 de agosto, em duas turmas na E.E. Profa. Suzana Benedicta Gigo Ayres e quatro turmas na E.E Jardim Morada do Sol. Todos os encontros acontecem de segunda à sexta-feira, no período da tarde. A participação é exclusiva aos jovens das escolas, a partir de 13 anos, que realizarem a inscrição online ou na secretaria das escolas.

As aulas abordam os seguintes conteúdos: a escolha do tema do vídeo a ser produzido ao final do curso (sustentabilidade social e ambiental, representatividade feminina, desigualdade social e mídias); roteirização: argumento, escaleta e roteiro; decupagem e plano de filmagem; captura e edição de imagens; captura e edição de sons; montagem e finalização; retaques; digital influencer; Google e seus aplicativos; softwares gratuitos de edição de imagem e som; e desenvolvimento e gerenciamento de canais no YouTube.

E, para encerrar o projeto, acontece um evento gratuito e aberto ao público no Centro Cultural Piano (Centro Cultural Hermenegildo Pinto), no dia 22 de setembro, às 17h. Na ocasião, serão exibidos os 30 vídeos produzidos pelos alunos do curso e ainda rola um setlist de DJ.

Serviço

Cultura Videomaker – Numen Produtora

Indaiatuba: de 08 de agosto a 2 de setembro

 

Palestra “A Produção no Audiovisual”

Quando: 08 de agosto - Às 08h30 e às 14h

Onde: E.E. Profa. Suzana Benedicta Gigo Ayres (manhã) e E.E Jardim Morada do Sol (tarde)

Quanto: entrada gratuita

 

Oficina de produção de vídeos para redes sociais

Quando: 14 a 25 de agosto (seg. à sexta)

Onde: E.E. Profa. Suzana Benedicta Gigo Ayres - Rua Aurélio Garletti nº 306 - Bairro Jardim Morada do Sol - Indaiatuba – SP

Turma 1: 13h às 15h - 30 vagas exclusivas para alunos da escola 

Turma 2: 13h às 15h - 30 vagas exclusivas para alunos da escola

 

Onde: E.E Jardim Morada do Sol - R. Zephiro Puccinelli, 1281 - Jardim Morada do Sol, Indaiatuba - SP

Turma 3: 12h às 14h - 30 vagas exclusivas para alunos da escola

Turma 4:12h às 14h - 30 vagas exclusivas para alunos da escola

Turma 5: 14h15 às 16h15 - 30 vagas exclusivas para alunos da escola

Turma 6: 14h15 às 16h15 - 30 vagas exclusivas para alunos da escola

 

Evento de encerramento do projeto

Quando: 22 de setembro, às 17h

Onde: Centro Cultural Piano - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol, Indaiatuba - SP

Quanto: Entrada gratuita 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.