14/08/2021 às 19h42min - Atualizada em 15/08/2021 às 00h00min

Vacinação em massa: Botucatu aplica mais de 4 mil doses em ação para completar imunização de moradores contra Covid

Moradores que foram vacinados com a 1ª dose no dia 22 de maio completaram a vacinação neste sábado (14). Segundo a prefeitura, 4.284 pessoas receberam o imunizante.

Portal G1 - SP BAURU
https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/08/14/vacinacao-em-massa-botucatu-aplica-mais-de-4-mil-doses-em-acao-para-completar-imunizacao-de-moradores-contra-covid.ghtml


Moradores que foram vacinados com a 1ª dose no dia 22 de maio completaram a vacinação neste sábado (14). Segundo a prefeitura, 4.284 pessoas receberam o imunizante. Vacinação em massa contra Covid em Botucatu
Gabriela Prado/TV TEM
A segunda ação da vacinação em massa contra a Covid-19 em Botucatu (SP), como parte da pesquisa sobre a efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca, aplicou a segunda dose em mais de 4 mil pessoas neste sábado (14).

O balanço final divulgado pela prefeitura apontou que 4.284 doses foram aplicadas. A ação foi destinada para os moradores que receberam a primeira dose no dia 22 de maio deste ano e para os faltosos do último domingo.
A expectativa da prefeitura era completar a imunização de 4 a 7 mil moradores da cidade nesta ação que ocorreu no Complexo Esportivo Heróis do Araguaia e no Ginásio Paralímpico.
As pessoas que haviam sido imunizadas no dia 16 de maio já completaram a imunização na ação do último domingo (8), que deu início a esta segunda etapa do estudo e teve dez horas ininterruptas de vacinação.
No domingo, 61.741 pessoas receberam a segunda dose, segundo o balanço final divulgado pela prefeitura. O número ficou abaixo do registrado no primeiro dia de aplicação da vacina dentro do estudo, em 16 de maio, quando 66.730 moradores receberam a primeira dose.
Botucatu registra queda de 84,5% nas internações após vacinação em massa
71,9% da população com a 2ª dose
Pesquisadores que acompanham o estudo de efetividade da vacina veem a queda de casos e internações como reflexo da primeira dose da Oxford/AstraZeneca, mas o acompanhamento dos números pode reforçar essa relação.
Até este sábado (14), Botucatu ocupa o 14ª lugar no número relativo de doses aplicadas no estado de São Paulo, segundo dados do Vacinômetro. Após esta ação, dos cerca de 148,1 mil habitantes de Botucatu, 106.525 receberam a 2ª dose, o que equivale a 71,9% moradores da cidade estão completamente imunizados.
Já em relação a primeira dose, foram 125.106 doses no município, o que equivale a 84,5% da população total. A população adulta, porém, está praticamente toda vacinada, de acordo com a prefeitura.
Imunização da população adulta reduz risco de colapso hospitalar
Registros de novos casos de coronavírus em Botucatu começam a cair na 2ª quinzena de junho
Estudo da AstraZeneca
Botucatu (SP) realizou vacinação em massa dos moradores da cidade com a Oxford/AstraZeneca
Gabriela Prado/TV TEM
A vacinação em massa em Botucatu faz parte do projeto de estudo da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), elaborado pela parceria entre a prefeitura, Ministério da Saúde, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, e Fundação Gates.
Desde o dia 16 de maio, que foi chamado de "Dia D" da vacinação em massa, quando mais de 66 mil pessoas foram vacinadas em uma estrutura igual à usada nas eleições, a cidade vem realizando ações para imunizar toda a população adulta, entre 18 e 60 anos, como parte do estudo, exceto as grávidas, que só podem receber doses da CoronaVac ou da Pfizer.
No dia 22, uma nova vacinação em massa foi realizada. Mais de oito mil pessoas se cadastraram para receber o imunizante e pouco mais de cinco mil doses foram aplicadas. Também foram feitas vacinações para estudantes da Unesp e de moradores da zona rural.
No dia 11 de junho, terminou a última etapa para vacinação das pessoas que não foram imunizadas nessas ações. Uma triagem foi feita durante toda a semana, do dia 7 ao dia 11, de pessoas que se cadastraram no site da prefeitura e receberam as orientações via SMS para uma nova avaliação de documentos para poder receber a dose da vacina.
Todo o processo de cadastro e vacinação em Botucatu tem o acompanhamento e auditoria realizados pelas Forças de Segurança do Município (Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar), OAB Botucatu, Justiça Eleitoral, Ministério Público e Tribunal de Justiça de São Paulo.
Vacinação em massa em Botucatu contra a Covid-19
Reprodução/TV TEM
Sequenciamento genético
Após receber a vacina, o morador de Botucatu deve assinar um termo para autorizar, em caso positivo de Covid-19 depois da aplicação, os procedimentos para fazer o sequenciamento genético do vírus.
Entenda como será o sequenciamento genético das variantes do coronavírus
Essa análise do material genético de testes positivos é a principal ferramenta do estudo de efetividade. É com o sequenciamento genético que os cientistas vão descobrir se a vacina consegue reduzir tanto os casos graves da doença quanto a transmissão das variantes.
Para autorizar, é simples e seguro: basta assinar um documento. Esse tipo de termo é comum em pesquisas e foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão que monitora e fiscaliza a aplicação de políticas públicas do SUS. O termo garante sigilo dos dados, que só vão ser registrados pelos cientistas.
Botucatu reforça importância de assinar termo de consentimento para participar de estudo
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/08/14/vacinacao-em-massa-botucatu-aplica-mais-de-4-mil-doses-em-acao-para-completar-imunizacao-de-moradores-contra-covid.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.