10/08/2021 às 21h47min - Atualizada em 11/08/2021 às 00h00min

IPCA: Curitiba registra maior inflação do país no mês de julho de 2021 entre capitais pesquisadas

Índice geral de 1,6% em um mês é o mais alto desde 2015 na cidade, acima da média nacional; resultado foi impulsionado pela conta de luz, habitação, gasolina e alimentos.

Portal G1 - norte
https://g1.globo.com/pr/parana/economia/noticia/2021/08/10/ipca-curitiba-registra-maior-inflacao-do-pais-no-mes-de-julho-de-2021-entre-capitais-pesquisadas.ghtml


Índice geral de 1,6% no mês é o mais alto dos últimos seis anos na cidade, bem acima da média nacional, que foi de 0,96%; resultado foi impulsionado pela conta de luz, gasolina e alimentos. Curitiba registra a maior inflação entre capitais pesquisadas no mês de julho
Curitiba registrou, no mês de julho de 2021, a maior inflação do Brasil, entre as capitais pesquisadas no levantamento sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O resultado foi divulgado, nesta terça-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontou que o índice geral da capital paranaense no mês foi de 1,60%, acima da média nacional, de 0,96%.

O índice curitibano foi o mais alto dos últimos seis anos, registrado em um só mês, conforme o IBGE, batendo a alta na inflação registrada em março de 2015.
Passagens aéreas pressionaram ainda mais a inflação em Curitiba
Economia/G1
Porto Alegre, a segunda capital com maior aumento no raking, registrou 1,23%, e São Paulo, em terceiro lugar, teve alta no índice geral de 0,98%.
Grupos
O resultado aponta alta nos preços de todos os 9 grupos pesquisados pelo IBGE. Foram os gastos com habitação que mais impactaram na inflação de julho, com alta de 4,04%.
No setor de alimentação e bebidas (+2,16%), tomate, leite longa vida, frango e carne foram os itens que mais tiveram alta nos preços. Os itens de vestuário tiveram a terceira maior alta, com 1,42%.
Ainda conforme o balanço, o transporte (+1,32%) também pesou no aumento da inflação, entre os itens que mais contribuíram para o aumento no custo de vida no mês passado.
Passagens aéreas, transporte por aplicativo e combustíveis também pesaram no bolso no consumidor. Segundo a pesquisa, a gasolina, subiu oito vezes somente em 2021.
Veja, abaixo, a variação do mês de julho, pelos 9 tipos de produtos e serviços:
Variações por grupos (%)
Alta na energia elétrica
Conforme os dados do IBGE, a inflação do grupo habitação foi influenciada principalmente pela alta da energia elétrica no país (7,88%), que acelerou em relação ao mês anterior (1,95%) e registrou o maior impacto individual no IPCA de julho, respondendo por 0,35 ponto percentual da taxa do mês.
Veja perguntas e respostas sobre o sistema de bandeiras e o peso na conta de luz
Conta de luz: confira 10 dicas para economizar energia elétrica
A alta é explicada, sobretudo, pela entrada em vigor da bandeira tarifária de vermelha patamar 2, que passou a cobrar R$ 9,49 a cada 100kWh consumidos, após reajuste de 52%. A mudança de bandeira ocorre diante da crise hídrica, que tem exigido o acionamento das termoelétricas, de energia mais cara.
O IBGE destacou também que ocorreu reajuste tarifário de 8,97% em Curitiba (11,34%), a partir de 24 de junho.
Assista aos vídeos mais acessados do G1 PR
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/economia/noticia/2021/08/10/ipca-curitiba-registra-maior-inflacao-do-pais-no-mes-de-julho-de-2021-entre-capitais-pesquisadas.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.