06/08/2021 às 20h25min - Atualizada em 07/08/2021 às 00h00min

Relatório da ‘CEI da Covid’ aponta falhas e omissões da prefeitura durante a pandemia em Bauru

Documento com resultado das investigações de Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores ainda precisa ser votado pelo plenário; se aprovado, será enviado ao MP.

Portal G1 - SP BAURU
https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/08/06/relatorio-da-cei-da-covid-aponta-falhas-e-omissoes-da-prefeitura-durante-a-pandemia-em-bauru.ghtml


Documento com resultado das investigações de Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores ainda precisa ser votado pelo plenário; se aprovado, será enviado ao MP. Relatório da ‘CEI da Covid’ aponta falhas e omissões da prefeitura durante a pandemia em Bauru
Câmara de Bauru/Divulgação
Os vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura a atuação da Prefeitura de Bauru (SP) no enfrentamento à pandemia de Covid-19 apresentaram nesta sexta-feira (6) o relatório final dos trabalhos.

Para os parlamentares integrantes da chamada “CEI da Covid”, entre as irregularidades apuradas está a decisão da prefeitura de pagar um dos precatórios do caso conhecido como “floresta urbana” em detrimento da criação de leitos.
A CEI foi presidida pelo vereador Mané Losila (MDB), tendo como relator o vereador Eduardo Borgo (PSL). Também integraram a comissão Júnior Rodrigues (PSD), Júnior Lokadora (PP) e Pastor Bira (Podemos).
O documento de 164 páginas apresenta ainda um histórico das ações de enfrentamento à pandemia em Bauru, como valores gastos com manutenção de leitos intensivos e semi-intensivos. Há também números de casos e mortes pela doença, inclusive de pessoas que morreram na fila de espera por leitos de UTI.
Relatório da ‘CEI da Covid’ aponta falhas da prefeitura durante a pandemia em Bauru
O relatório recomenda a apuração nos contratos entre o município e a Fundação Estatal Regional de Saúde de Bauru (Fersb), que atua no município, e a criação de uma CEI relacionada exclusivamente à fundação.
A criação da CEI foi aprovada pela Câmara no dia 10 de maio com o objetivo de apurar as medidas tomadas pelo Poder Executivo no combate à pandemia em 2020 e 2021.
Durante os trabalhos, prestaram depoimentos a prefeita Suéllen Rosin (Patriota), secretário e ex-secretários de pastas como Saúde e Planejamento, representantes da sociedade civil, como órgãos ligados ao comércio, e entidades ligadas à saúde e que atuam em Bauru.
O ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) não compareceu às oitivas e enviou uma carta com os esclarecimentos solicitados pelos vereadores.
O relatório, aprovado pelos integrantes da CEI, será votado na sessão ordinária da Câmara do próximo dia 16 de agosto. Se aprovado, será encaminhado ao Ministério Público (MP) e ao Tribunal de Contas para apuração de possíveis omissões do Executivo.
Em nota, a prefeitura de Bauru informou que ainda não teve acesso ao relatório final da CEI e que prestou todos os esclarecimentos e documentos solicitados pela Comissão Especial de Inquérito.
Também em nota, o ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta, disse que as alegações contidas no relatório não têm respaldo documental e que durante a administração dele foi feito o equilíbrio entre o funcionamento das atividades econômicas e a proteção à vida.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/08/06/relatorio-da-cei-da-covid-aponta-falhas-e-omissoes-da-prefeitura-durante-a-pandemia-em-bauru.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.