11/06/2024 às 18h19min - Atualizada em 12/06/2024 às 13h00min

BikeCine estreia em Minas Gerais

Novo projeto oferece cinema ao ar livre gratuito, movido apenas com energia limpa

CAIS - COMUNICAçãO E CULTURA
https://bikecine.com.br

Danilo Ramos

O BikeCine é um cinema itinerante e ao ar livre, que funciona com energia limpa e sustentável gerada pelo próprio público em bicicletas. Depois de ser lançado em São Paulo e circular por diversas cidades do interior, a estreia agora acontece em Minas Gerais. Nove cidades recebem as sessões gratuitas, o circuito é patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

A agenda inclui as cidades mineiras de: Belo Vale (13/06), Sabará (14/06), Nova Lima (15/06), Congonhas (16/06), Mariana (26/06), Nova Era (27/06), Timóteo (28/06), Antônio Dias (29/06) e Coronel Fabriciano (30/06).

A programação gratuita pode ser vista pelo site, https://bikecine.com.br/, cada sessão traz exibição de filmes curtas-metragens variados e depois um longa-metragem. Os ingressos também ficam sempre disponíveis para o público pelo site ou com distribuição presencial nos locais. 

 

Como funciona o BikeCine

O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente.  São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo “pedal de mão”, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade. O BikeCine é para todos.

Toda energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.

O BikeCine é uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada. O projeto tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre, o Cine Autorama (formato de cinema drive-in) e o CineSolar.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANA ARAUJO PUGLIESI
cais@cais.art.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.