05/06/2024 às 17h15min - Atualizada em 06/06/2024 às 13h00min

Capacitação profissional como solução para déficit alarmante no mercado de TI

A perspectiva de escassez de 530 mil profissionais na área de tecnologia até 2025, revelada por um estudo do Google, destaca a necessidade urgente de capacitar a juventude brasileira como um passo fundamental rumo à reversão desse quadro

INGRID SOUSA

Créditos: freepik.com

De acordo com um estudo recente do Google, o Brasil enfrentará um déficit alarmante de 530 mil profissionais no setor de tecnologia da informação (TI) até 2025. A constante evolução tecnológica tem gerado uma crescente demanda por profissionais qualificados no mercado de TI. Segundo dados da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), estima-se que o mercado de tecnologia nacional criará 797 mil vagas de emprego no mesmo período. Nesse contexto desafiador, a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social emerge como uma estratégia essencial para transformar o mercado de tecnologia.

Em parceria com grandes empresas, o Instituto Ser+ tem sido um agente ativo na promoção de programas para a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade, abrangendo áreas fundamentais da Tecnologia, como Hardware e Software. No último ano, mais de 500 jovens foram formados por meio dos programas dedicados à área de tecnologia. Com investimento esse número pode alcançar proporções ainda mais significativas, gerando um impacto positivo tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade em geral.

Na era da rápida evolução tecnológica, a implementação de programas e projetos que capacitem e integrem jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de tecnologia emerge como uma solução essencial para atender à crescente demanda do mercado. Como destaca Wandreza Bayona, CEO do Ser+, uma organização dedicada à criação e desenvolvimento de oportunidades para jovens vulneráveis: “Os jovens em situação de vulnerabilidade representam uma fonte valiosa de potencial humano, capazes de impulsionar a inovação e promover a transformação do mercado tecnológico."

Essa visão é essencial para compreender a relevância de investir na capacitação e inserção desses jovens no setor de tecnologia. A diversidade de perspectivas e experiências que esses jovens trazem consigo pode enriquecer o ambiente de trabalho, fomentando a criatividade e colaborando com a resolução de problemas. Além disso, ao oferecer oportunidades de emprego a esses jovens em situação de vulnerabilidade, há um impacto econômico positivo significativo, tanto em nível individual quanto em nível macroeconômico. "É hora de reconhecer o potencial ilimitado desses jovens para transformar não só o mercado, mas também fornecer-lhes os meios para que sejam protagonistas da própria história", destaca Wandreza Bayona.

Sobre o Instituto Ser+
Desde 2014, o Instituto Ser+ promove iniciativas para o desenvolvimento pessoal e profissional da juventude, com a criação de oportunidades para qualificação e ingresso no mundo do trabalho. Além disso, o Ser+ visa ser referência na inclusão social dos jovens com menos oportunidades, por meio de uma tecnologia social própria, pautada no autoconhecimento e autoestima, propiciando a descoberta de seus talentos. Seus programas criam oportunidades para apoiar jovens na construção e realização de seus projetos de vida, seja por meio da conquista do primeiro emprego, do empreendedorismo ou da dedicação à carreira acadêmica, artística, de pesquisa e no engajamento social. O foco de suas ações são as juventudes vulneráveis, com menos oportunidades. Além disso, as iniciativas do instituto sempre consideram a interseccionalidade, permitindo compreender e acolher melhor as diversidades.

Mais informações à imprensa:
Ingrid Sousa - ingrid@evvacomunicacao.com  – (11) 4057-1639


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
INGRID CARINA DA SILVA SOUSA
ingrid@evvacomunicacao.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.