03/06/2024 às 09h31min - Atualizada em 04/06/2024 às 13h00min

“Brasil, Nosso Lugar” é tema de projeto com exposição fotográfica do Instituto Olga Kos DF

Projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura e beneficia dezenas de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social

EQUIPE OLGA
Equipe Olga

Equipe Olga
O Instituto Olga Kos DF é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha pela inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, por meio de oficinas e programas de cultura, esportes e pesquisas.

O projeto cultural “Brasil Nosso Lugar” acontece em São Paulo e contempla seis turmas de 15 participantes cada, totalizando 90 pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo aquelas com deficiência. Ao longo do período, com duração de oito meses, os participantes terão um treinamento em fotografia em prol da inclusão social. O mote para a produção das imagens é explorar a captura de monumentos e locais icônicos do Brasil, contrastando-os com os bairros dos participantes do projeto, que têm sua própria simbologia.


“Após a conclusão das oficinas práticas, todo o conteúdo produzido pelos participantes é submetido a uma curadoria realizada por eles mesmos. As obras selecionadas serão expostas ao público em Brasília, sem data previamente definida, permitindo que os participantes vivenciem o processo de curadoria em uma exposição de artes, destacando aquelas que melhor representam e traduzem sua experiência durante o projeto”, explica Silvia Liz, coordenadora do Departamento de Artes do Olga.

Durante as oficinas, os participantes realizarão intervenções artísticas, como colagens, pinturas e desenhos, criando novas interpretações das imagens. Cada obra refletirá a visão individual de quem a transforma. Como contrapartida social, o projeto inclui uma palestra e um debate sobre inclusão cultural aberta aos professores de rede pública de ensino, em local a ser definido.

A previsão é que o Olga DF atenda mais de mil participantes até 2025 em várias regiões do Distrito Federal e receba os eventos em prol da diversidade e da inclusão social no Brasil. “A expansão das atividades esportivas, culturais e científicos do Olga para outros estados brasileiros já está acontecendo. Oficinas esportivas já acontecem e estão previstos outros projetos até o final desse ano”, conta Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos.

SOBRE O OLGA

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O OLGA desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, crianças, jovens, idosos e adultos com deficiência e, também, abre espaço para pessoas em vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão. Ao longo dos anos, já foram atendidas mais de 37 mil pessoas.

Ao traçar sua rota, o OLGA acompanha a trajetória do participante e sua evolução durante a realização das oficinas, adaptando e melhorando as metodologias por intermédio de pesquisas e instrumentos inéditos, como o Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (Idok) e o Índice Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência Olga Kos (Iniok_pcd).

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
QUEILA SOFIA JESUS DIAS LAZO
comunicacao@institutoolgakos.org.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.