10/04/2024 às 09h27min - Atualizada em 10/04/2024 às 13h00min

Cabine Lilás da PM ajuda a prender agressor de mulher

Monitorado há oito dias, infrator rompeu tornozeleira eletrônica e ameaçou a ex-companheira

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/cabine-lilas-da-pm-ajuda-a-prender-agressor-de-mulher/

Um homem de 27 anos foi preso na terça-feira (9) por descumprimento de medida protetiva e ameaça à ex-companheira. Proibido pela Justiça de se aproximar da vítima desde o último dia 1º, o infrator era monitorado pelas equipes da Cabine Lilás da Polícia Militar, programa criado para acompanhar casos de violência doméstica e dar suporte às vítimas.

Assim que identificou o rompimento da tornozeleira eletrônica do agressor, a equipe da Cabine Lilás entrou em contato com a vítima para orientá-la e garantir sua proteção. Ao mesmo tempo, uma viatura foi acionada para o endereço do infrator, que foi preso em flagrante no bairro do Brás, região central da capital. Ele foi conduzido à Delegacia da Defesa da Mulher, no Cambuci.

Em contato com a vítima, ela confirmou que recebeu ligações do suspeito com ameaças. O agressor foi indiciado por descumprimento de medida protetiva de urgência, violência doméstica e dano contra patrimônio público. Ele foi encaminhado à carceragem do 2º Distrito Policial, permanecendo à disposição da Justiça.

Monitoramento de agressores

Implementado em setembro de 2023, o sistema de monitoramento por tornozeleira eletrônica da Secretaria da Segurança Pública já ajudou a polícia a prender 17 agressores que tentaram se aproximar das vítimas. Em nove dessas ocorrências, havia grave risco à vida das mulheres. Atualmente, 170 infratores são monitorados pelo programa, sendo 85 por violência doméstica ou familiar.

Os detidos por esses crimes, soltos em audiências de custódia na cidade de São Paulo, podem receber o equipamento a depender do entendimento da Justiça. O programa, que começou pela capital, será expandido ainda neste ano para o todo o estado.

A vigilância dos suspeitos monitorados com tornozeleira é realizada por uma equipe do Copom, na Cabine Lilás, com policiais femininas que foram treinadas para acompanhar os casos ativos e orientar as vítimas. Além disso, as policiais também foram capacitadas para prestar todo o suporte às mulheres que precisarem de informações pelo 190 em situações de violência doméstica ou familiar.

São Paulo por Todas

São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas neste mês. Um dos destaques é o auxílio aluguel no valor de R$ 500,00 para vítimas de violência doméstica. Houve ainda ampliação do monitoramento por tornozeleiras para agressores; o lançamento do aplicativo SPMulher Segura que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas.

O Governo ampliou linhas de crédito para elas e conclui a entrega as Casas da Mulher Paulista, onde há apoio psicológico e capacitação profissional. Também para formar equipes, implementou o protocolo Não Se Cale para acolhimento imediato em caso de importunação em bares, restaurantes, casas de show e similares, formando equipes em curso gratuito, online e rápido.

O post Cabine Lilás da PM ajuda a prender agressor de mulher apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.