08/04/2024 às 22h26min - Atualizada em 09/04/2024 às 13h00min

Mitos e verdades sobre planos de saúde com coparticipação

Redação

Imagem/reprodução: Freepik

Atualmente, a coparticipação emerge como uma modalidade significativa de pagamento dentro do cenário dos planos de saúde, envolvendo uma parcela de custos diretamente assumida pelo beneficiário por procedimentos utilizados, sejam consultas, exames, cirurgias ou internações.

Nos planos de saúde que adotam a coparticipação, os beneficiários desfrutam de mensalidades mais acessíveis em comparação com planos sem essa modalidade. Todavia, sempre que se utilizam de serviços cobertos pelo plano, estão sujeitos a pagar uma parte proporcional do valor desses serviços.

A cobrança da coparticipação pode se dar de duas maneiras distintas, através de um valor fixo pré definido para cada tipo de procedimento ou por meio de um percentual calculado sobre o custo total do serviço. É imperativo que a forma de cobrança esteja claramente especificada no contrato do plano de saúde. Além disso, a distinção fundamental entre planos com e sem coparticipação reside na forma de pagamento, enquanto nos planos sem coparticipação os beneficiários pagam apenas a mensalidade, nos planos com essa modalidade, contribuem também com parte do custo dos procedimentos utilizados.

Mesmo com o alcance das informações hoje, a coparticipação segue sendo uma das principais dúvidas das pessoas que desejam obter um plano de saúde, o que as levam a acreditar em mitos e estigmas que englobam o setor em geral. Pensando em auxiliar os consumidores, Gustavo Lima, diretor de produtos do Joov, plataforma 100% online que oferece vendas seguras de planos de saúde, destacou os 5 principais mitos e a verdade por trás de cada um deles. 

Mito 1: A Coparticipação é sempre mais cara do que planos sem essa modalidade

Verdade: Na realidade, a coparticipação pode resultar em mensalidades mais acessíveis, tornando os planos de saúde mais acessíveis para uma variedade de perfis econômicos.

Mito 2: A coparticipação dificulta o acesso aos cuidados médicos necessários

Verdade: A coparticipação pode, na verdade, incentivar um uso mais consciente e eficiente dos serviços de saúde, já que os beneficiários estão mais atentos aos custos associados aos tratamentos.

Mito 3: Planos com coparticipação não cobrem os mesmos serviços que os planos tradicionais

Verdade: Em geral, os planos com coparticipação oferecem cobertura semelhante aos planos tradicionais, diferenciando-se apenas na forma de pagamento pelos serviços utilizados.

Mito 4: A coparticipação resulta em gastos imprevisíveis e excessivos

Verdade: Embora os custos associados à coparticipação possam variar, muitos beneficiários encontram maior previsibilidade em seus gastos, uma vez que estão cientes dos valores a serem pagos por cada serviço utilizado.

Mito 5: A coparticipação é desvantajosa para quem utiliza frequentemente os serviços de saúde

Verdade: Para aqueles que precisam de cuidados médicos com regularidade, a coparticipação pode ser uma opção vantajosa, pois oferece mensalidades mais baixas e, em muitos casos, limites máximos de gastos mensais.

“Adquirir um plano de saúde com transparência é essencial para a relação entre os consumidores e os corretores. Ao preferencialmente optar pela coparticipação, as pessoas podem ter maior previsibilidade de gastos e preparo financeiro para eventuais consultas, exames e cirurgias”, finaliza Gustavo.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.