30/03/2024 às 11h45min - Atualizada em 31/03/2024 às 13h00min

Novo contrato amplia funcionalidades das câmeras corporais com foco na integração

Equipamento integrará inteligência do programa Muralha Paulista para aprimorar a segurança da população e dos policiais

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/novo-contrato-amplia-funcionalidades-das-cameras-corporais-com-foco-na-integracao/

DownloadGoverno de SP
Umas das novidades esperadas são melhoria na captação de áudio e vídeo

O Governo de SP vai lançar até maio um edital para a contratação de 3.125 novas câmeras corporais portáteis (COPs) para a Polícia Militar. Mais modernos e com novas tecnologias, os equipamentos serão integrados ao Programa Muralha Paulista da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e permitirão, entre outras funcionalidades, a leitura de placas para a verificação de veículos roubados ou furtados, bem como a identificação de situações e fatos de interesse policial.

Outra novidade será a disponibilidade de ferramentas de áudio bidirecional, permitindo que o policial solicite apoio durante as ações policiais, garantindo mais segurança ao agente no trabalho de campo e maior eficiência nas operações.

O novo edital prevê ainda a melhoria no sistema de conectividade – com a manutenção da transmissão ao vivo -, e na captação de áudio e vídeo, ampliando assim a segurança da população.

Os novos contratos também otimizam a utilização dos equipamentos pelos agentes de segurança, já que amplia significativamente o número de dispositivos de recarga e upload das imagens. Os atuais contratos têm um número limitado de carregadores, reduzindo as possibilidades de uso.. O novo edital exigirá que cada equipamento possua um outro equivalente para recargas, processamento e uploads.

O edital prevê também o aprimoramento do sistema de armazenamento das imagens, que passará a ocorrer integralmente em ambiente próprio da PM.

Fortalecendo o compromisso de transparência das forças de segurança, os registros de áudio e vídeo serão compartilhados automaticamente com o Ministério Público, o Poder Judiciário e demais órgãos de controle, seguindo rigorosamente as regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

DownloadGoverno de SP
Policias militares utilizando as câmeras corporais portáteis (COPs)

Devido ao maior número de empresas e tecnologias disponíveis no mercado, a expectativa da SSP é que a nova licitação também possa reduzir os custos dos contratos. Isso permitirá à pasta ampliar seus investimentos em inteligência e segurança, já que os atuais contratos das câmeras corporais utilizam cerca de 56% do orçamento anual de tecnologia da pasta.

A nova licitação substituirá o atual contrato das câmeras, conforme o Governo de SP informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada. Na ocasião, o Estado se comprometeu a notificar a suprema corte sobre o novo modelo das COP, integrado aos novos sistemas da Secretaria de Segurança Pública. O Muralha Paulista tem como objetivo restringir a mobilidade criminosa e, com isso, prevenir e controlar a criminalidade.

Até a implantação total da nova tecnologia, os equipamentos atuais permanecerão em uso, vez que os contratos em vigor podem ser ampliados até a conclusão do certame.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Novo contrato amplia funcionalidades das câmeras corporais com foco na integração apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.