05/07/2021 às 22h03min - Atualizada em 06/07/2021 às 00h00min

Olimpíadas de Tóquio 2021: veto a touca afro pode ser revisto após repercussão negativa

Após rejeitar certificação de produto da empresa Soul Cap, a Federação Internacional de Natação disse em nota ter entendido 'a importância da inclusão e da representatividade'.

G1 - Mundo
http://g1.globo.com/dynamo/mundo/rss2.xml


Após rejeitar certificação de produto da empresa Soul Cap, a Federação Internacional de Natação disse em nota ter entendido 'a importância da inclusão e da representatividade'. Alice Dearing, fotografada com uma touca Soul Cap, será a primeira mulher negra a representar a Grã-Bretanha em uma competição olímpica de natação
LUKE HUTSON-FLYNN via BBC
A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou estar revisando sua decisão recente de não certificar uma touca desenvolvida especialmente para nadadores negros, produzida pela empresa Soul Cap. A não certificação impede o uso do item em competições internacionais, como as Olimpíadas de Tóquio.

LEIA TAMBÉM:
ONU: casos de Luana Barbosa e João Pedro são exemplos de racismo institucional
O brasileiro por trás de ação pioneira contra a segregação nos EUA em 1833
A Fina havia dito que o produto era inadequado para este fim por não seguir "a forma natural da cabeça". O posicionamento gerou críticas de muitos atletas, alguns afirmando que isto desencorajaria a atuação de negros no esporte. Após as reações, a Fina afirmou ter entendido "a importância da inclusão e da representatividade".
"A Fina está empenhada em garantir que todos os atletas de esportes aquáticos tenham acesso a trajes de banho adequados para a competição, garantindo que estes itens não configurem uma vantagem competitiva", afirmou a federação em nota.
A Soul Cap produz toucas de natação que protegem dreadlocks, afros, tramas, extensões de cabelo, tranças e cabelos grossos e encaracolados. O cabelo de pessoas negras tende a ser naturalmente mais seco, e o cloro usado nas piscinas podem resseca-lo ainda mais, danificando-o. A touca foi desenvolvida considerando estas características.
Uma jovem nadadora disse que ficou "de coração partido, mas não surpresa" com a decisão. Kejai Terrelonge, de 17 anos, disse à Radio 1 Newsbeat, da BBC, que cuidar dos cabelos é uma das muitas barreiras que ela enfrenta como nadadora negra.
"Usava as toucas menores que todo mundo usa — cabia na minha cabeça, mas como eu colocava óleo [protetor] no meu cabelo, quando estava nadando, ela simplesmente escorregava, e meu cabelo ficava molhado", disse Kejai.
Toucas podem 'reduzir barreiras'
Dados da Swim England mostram que, na Inglaterra, o percentual de crianças que praticam natação é menor entre as negras do que as brancas
SCIENCE PHOTO LIBRARY via BBC
Na Inglaterra, o órgão nacional dedicado à natação, o Swim England, publicou um comunicado para "tranquilizar" as pessoas de que as toucas Soul Cap são permitidas em competições domésticas. O Swim England acrescentou que levaria suas suas "preocupações" sobre a rejeição da Fina "através dos canais apropriados".
"Toucas de natação projetadas para cabelos afro podem reduzir as barreiras ao esporte para grupos sub-representados, como são os negros", diz a organização.
Segundo o relatório Sport England de janeiro de 2020, na Inglaterra, cerca de 29,3% das crianças brancas praticam a natação, enquanto este número é de 21,9% entre as crianças asiáticas e 20,1% entre as negras.
Os fundadores da Soul Cap, Michael Chapman e Toks Ahmed-Salawudeen, disseram estar gratos pelo apoio que tiveram após a rejeição da Fina à touca que produzem.
Eles dizem ter crescido sem saber nadar porque não achavam que este "era um esporte para nós". "Não era uma coisa comum entre nossos amigos e não era incentivada pela escola ou pelos pais".
Initial plugin text
Em 2017, eles decidiram fazer aulas juntos — onde conheceram uma mulher negra que reclamava do tamanho de sua touca de natação. "Depois de conversar com nossas mães, irmãs, amigas e perceber a falta de trajes de banho adequados para nadadores com cabelo afro, tranças, dreadlocks ou qualquer tipo de cabelo volumoso, decidimos criar o nosso próprio", relataram.
VÍDEOS: GloboNews debate racismo nos EUA e no Brasil

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.