16/12/2022 às 19h07min - Atualizada em 19/12/2022 às 09h31min

O papel da fisioterapia no Câncer de Próstata 

Os benefícios do tratamento terapêutico incluem a melhoria de qualidade de vida e sobrevida dos pacientes

SALA DA NOTÍCIA Redação

(Foto: Reprodução/Bruno Benigno)

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum em homens em todo o mundo. As opções de tratamento são muito extensas, mas a fisioterapia tem um papel especial na reabilitação de pacientes após a cirurgia de câncer de próstata. A eficácia da fisioterapia depende da atitude do paciente e da adesão ao plano de tratamento. Se os pacientes concluírem seu programa de fisioterapia pós-tratamento, eles podem reduzir os efeitos colaterais, como disfunção erétil e incontinência urinária, que acompanham o tratamento para câncer de próstata. 

Após o diagnóstico do câncer de próstata, a maioria dos pacientes buscam informações sobre suas condições e opções de tratamentos. A fisioterapia é uma excelente opção de reabilitação após uma prostatectomia, quando um cirurgião corta parte da próstata para remover as células cancerígenas da glândula. Os médicos realizam esse procedimento para remover as células cancerígenas da glândula e impedir que retornem. Alguns outros procedimentos podem ser necessários para tratar a incontinência que acompanha a condição, como estimulação nervosa ou implantação de esfíncter artificial. No entanto, se um paciente cumprir seu regime médico, a fisioterapia pode melhorar sua saúde e qualidade de vida. 

De acordo com o Doutor Bruno Benigno, um dos chefes de equipe de Urologia do Centro de Oncologia e Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), a fisioterapia também pode e deve ser realizada profilaticamente. Especialmente em determinadas situações, como em homens com mais de 65 anos que planejam cirurgia de próstata, em pacientes obesos, diabéticos e tabagistas.  


Doutor Bruno Benigno, Urologista e Oncologista (Foto: Reprodução/Bruno Benigno)  

Estudos na literatura médica ainda são controversos em relação à fisioterapia antes da cirurgia. Os mais antigos dizem que não altera o efeito final. No entanto, pesquisas recentes mostram que, embora o resultado final dependa da performance do cirurgião, de conseguir preservar o músculo esfincteriano, há evidências científicas de que a recuperação é mais rápida - em média 4 meses - em homens que fazem fisioterapia antes e depois da cirurgia. Quando a fisioterapia é iniciada antes da operação - pelo menos um mês ou 15 dias antes esse homem tem a capacidade de regenerar o músculo de forma mais rápida.   
 

Dr. Bruno Benigno  

Desde 2017 é um dos chefes de Urologia do Centro de Oncologia e do Centro de Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), é fundador da Clínica Uro Onco em São Paulo, é especialista no tratamento do câncer do sistema urinário (masculino e feminino) e sistema reprodutor masculino, no tratamento do câncer de próstata, rim, bexiga, testículos e cálculos do sistema urinário. Benigno tem subespecialização em Cirurgia Robótica, Laparoscopia e Terapia Focal (HIFU).   
 

Youtube | Videocast Doutor Bruno Benigno   
Instagram | @dr_benigno  
Facebook | Bruno Benigno  
Blog | Uro Onco   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.