17/12/2022 às 13h52min - Atualizada em 19/12/2022 às 09h31min

Associação Comercial de Santos completa 152 anos com muitas novidades

Novo espaço, livro digital e exposição fazem parte das comemorações

SALA DA NOTÍCIA Pietra Nebot Marini

Divulgação
                  
Histórica, imponente e marcante! Está é a Associação Comercial de Santos, que no dia 22 de dezembro, completa mais um ano de vida. 

Fundada em 1870, soma 152 anos de história, nascida de um sonho de comerciantes de café, como o comendador Nicolau José de Campos Vergueiro, que cedeu a própria casa para abrigar a instituição. Por sua liderança, ele foi escolhido para ser o primeiro presidente da instituição. Sua atuação foi tão relevante que, em 1880, recebeu do Imperador Dom Pedro II, o título de Visconde de Vergueiro. 

Este foi o início de uma trajetória de sucesso. 

A instituição, conhecida como a Casa do Empresário da Baixada Santista, tem como missão desenvolver negócios e encontrar soluções para as questões empresariais.

Neste ano de eleições, a Associação foi palco de debates, entrevistas e sabatinas com candidatos à Presidência e Governo do Estado, recebendo também diversas autoridades de grande relevância. Reconhecida pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil como a Associação Comercial referência na região Sudeste, o espaço continua em plena expansão.

Para comemorar os seus 152 anos, um novo espaço, com entrada pela Rua XV de Novembro, será inaugurado no próximo dia 20 de dezembro, às 11 horas. 
Seu Salão de Mármore foi totalmente revitalizado, voltando a ser a entrada principal da Instituição e espaço cultural para exposições. Destacam-se os detalhes ornamentais em dourados e outros objetos que tornam o local ainda mais imponente. Nas paredes, imagens antigas da cidade de Santos, como a primeira sede da ACS, dois primeiros presidentes, fundadores da entidade, Visconde de Vergueiro e Visconde do Embaré. 

A decoração contará também com um mobiliário antigo, com destaque para a réplica de um telefone utilizado no final do século XIX, revelando que a ACS foi a proprietária da linha nº 1 da história de Santos.

“Será um presente para santistas e turistas. Queremos continuar a ajudar no desenvolvimento da Cidade e também ser uma referência para nossos comerciantes e empresários. Além de ser um patrimônio de Santos, nossas portas estão abertas para que todos os temas de relevância na sociedade possam ser debatidos aqui”, diz o presidente da ACS, Mauro Sammarco.

Em comemoração à importante data, haverá também o lançamento do livro on-line (disponível nas versões inglês e português) de 150 anos da ACS, escrito pelo historiador Sérgio Willians, que também foi o grande responsável pela obra do novo espaço, e a abertura oficial da exposição institucional do Museu do Café. Uma mostra com fotos e textos que irá levar os visitantes a um passeio pelo universo do grão, envolvendo aspectos históricos e questões relacionadas à contemporaneidade, evidenciando a história do café no Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.