31/10/2022 às 17h57min - Atualizada em 01/11/2022 às 03h06min

CINE NA PRAÇA de Novembro é convite à reflexão sobre racismo e consciência negra

No mês da Consciência Negra, filmes com esta temática serão exibidos no Parque do Povo sempre às quintas-feiras às 19 horas

SALA DA NOTÍCIA M. Antunes

Divulgação
Depois do sucesso da programação de outubro, com filmes de terror e fantasia, o projeto CINE NA PRAÇA traz em novembro filmes que têm como tema o orgulho e a igualdade racial, para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20.
 
Serão apresentadas quatro obras que retratam as lutas, os desafios e as conquistas dos negros em diferentes contextos. A programação abre no dia 3/11 com a exibição do filme nacional Um Dia com Jerusa, dirigido pela cineasta Viviane Ferreira. Já no dia 10/11 a atração é o filme francês Bem-vindo a Marly-Gomont, sobre a rejeição e o preconceito vividos pelo médico negro congolês Seyolo Zantoko.

 
No dia 17/11 é a vez de mais um filme nacional, com direção de Lázaro Ramos, Medida Provisória, longa inspirado na peça de Aldri Anunciação, “Namíbia, Não!”. Também vale conferir na telona o emocionante O Ódio que Você Semeia, dirigido pelo brilhante George Tillman Jr., encerrando o mês no dia 24/11.
 
As sessões do Cine na Praça são gratuitas e acontecem sempre às quintas-feiras, às 19h, apresentando programação de alta qualidade e temática para comunidades que dificilmente possuem acesso ao cinema comercial, oferecendo uma nova experiência outdoor ao público em geral.
 
O projeto Cine na Praça conta com uma estrutura completa de cinema: projeção em alta resolução, telona, som Dolby Surround 5.1, cadeiras, gerador e experiência cinematográfica de qualidade. A equipe técnica do projeto participa dos principais festivais de cinema do Brasil.
 
Viabilizado por meio do ProAC, com patrocínio das Pernambucanas, apoio da Prefeitura de São Paulo e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o Cine na Praça é uma realização de Kling & Associados e Governo do Estado de São Paulo.

Serviço
 
Cine na Praça - dias 3, 10, 17 e 24 de novembro. Às quintas-feiras, às 19 horas. Mês dedicado a filmes sobre orgulho e igualdade racial. No Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420 - Pinheiros, São Paulo - SP, 04533-130.
 
Projeto realizado por meio do ProAC.
Patrocínio: Pernambucanas.
Apoio: Prefeitura de São Paulo, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Realização: Kling & Associados e Governo do Estado de São Paulo.
https://www.cinenapraca.com.br
 
 
Ficha Técnica - Filmes Novembro
 
Dia 3/11
Título: Um Dia com Jerusa. Brasil. 2021. Direção de Viviane Ferreira. 
Sinopse - A sensitiva Silvia, uma jovem pesquisadora de mercado, enfrenta as agruras do subemprego enquanto aguarda o resultado de um concurso público. Ao mesmo tempo, a graciosa Jerusa, uma senhora de 77 anos, é testemunha ocular do cotidiano vivido no bairro do Bixiga. No dia do aniversário de Jerusa, enquanto ela espera a família para comemorar, o encontro entre suas memórias e a mediunidade de Silvia lhes proporciona transitar por tempos e realidades comuns às suas ancestralidades.


Dia 10/11
Título: Bem-vindo a Marly-Gomont. França. 2016. Direção de Julien Rambaldi. 
Sinopse - Baseado em uma história real, o filme narra a saga um médico do Congo que se muda com a família para um vilarejo no interior da França e precisa lidar com a rejeição e o preconceito dos moradores locais, que se recusam a serem atendidos por um homem negro. OS acontecimentos são retratados com leveza e senso de humor.  Baseado em uma história real.

Dia 17/11
Título: Medida Provisória. Brasil. 2022. Direção de Lázaro Ramos. 
Sinopse - Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento.
 
Dia 24/11
Título: O Ódio que Você Semeia. EUA. 2018. Direção de George Tillman Jr.
Sinopse Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.