20/10/2022 às 14h36min - Atualizada em 21/10/2022 às 00h00min

HackatAgroCast entrevista os participantes das equipes 3S e YbyTech, premiadas nos desafios Banrisul e Expointer 2022

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini

O 32º episódio do HackatAgroCast, disponível nos principais agregadores de áudios, entrevistou representantes das equipes vencedoras dos desafios de inovação promovidos pelo HackatAgro, movimento que valoriza a digitalização do agronegócio brasileiro. Ambos representaram o Senac Tito, uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que fica na Rua Tito, 54, na Vila Romana – bairro da zona oeste de São Paulo.

Conheça os projetos vencedores: https://www.hackatagro.com/post/plataforma-de-treinamentos-sobre-uso-e-manuten%C3%A7%C3%A3o-de-equipamentos-vence-o-desafio-expointer

O episódio contou com a participação de Otavio Lemos Rodrigues e Bruno Milifi. Este último liderou a equipe YbyTech, que venceu o desafio realizado na Expointer, evento de Esteio (RS), que teve o objetivo de buscar uma solução inovadora e digital para facilitar a disseminação de tecnologias e conhecimento para produtores rurais e suas equipes. Seu grupo desenvolveu uma plataforma de treinamento de manuseio e manutenção de equipamentos agropecuários incluindo acessibilidade e interatividade.

Segundo Bruno e Otavio, a participação no evento foi muito divertida, além de agregadora.

“Foi surreal participar, não digo só por mim, eu digo pela minha equipe. Foi uma experiência que a gente nunca teve, de focar tanto tempo num projeto só, pesquisando, aprendendo mais sobre o agro e vendo os interesses e problemas dessa indústria para tentar resolvê-los. Além de poder explorar várias vertentes tecnológicas e ver quais seriam mais plausíveis para solucionar o problema proposto”, conta Bruno.

“Participar do desafio foi muito divertido, embora tenha sido uma correria. Foi interessante pensar em soluções para melhorar a qualidade do solo com um viés mais tecnológico, porque foi uma coisa que nunca tínhamos pensado em fazer”, comenta Otavio.

Os dois jovens participantes afirmaram também que o Senac foi fundamental para a concretização das ideias. “O papel do Senac foi fundamental para que nossa equipe conseguisse realizar a ideia, pois ele ofereceu toda a infraestrutura que a gente precisava, além de termos o auxílio dos professores”, afirma Otávio.

“A estrutura toda do Senac foi incrível, os professores e funcionários foram muito colaborativos e ajudaram a gente. Mostraram que estavam para somar e agregar aos projetos, ajudando a todos, não importava a dificuldade”, concorda Bruno.

Além disso, eles falaram sobre esse primeiro contato com o mundo do agronegócio. “Foi um desafio, porque muitos da equipe não tinham se quer pisado em terra. Então, a gente teve que se virar com pesquisas online e em institutos do agro. Conseguir o máximo de informações possível para realmente entender como é essa realidade e tentar pensar com a nossa realidade tecnológica para contribuir com eles”, finaliza Otavio Lemos.

No Spotify, é possível conferir a íntegra da entrevista: https://open.spotify.com/show/2mEHgE8Gt55QmXdblsd15e


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.