05/07/2022 às 10h16min - Atualizada em 05/07/2022 às 19h13min

Energia sustentável reduz custos de produção

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa

Internet

Pesquisa de um centro brasileiro de energia mostrou que os produtores rurais têm reduzido os custos de produção com investimentos em energia sustentável. A energia solar, por exemplo, é responsável por 2,4% da matriz energética no Brasil. 

No agronegócio, as preocupações para entender como reduzir custos são cada vez mais frequentes, o setor alcançou 27,4% de participação no setor brasileiro.

O sistema

A busca pela eficiência e a redução de custos de produção é um desejo de qualquer produtor rural e conseguir fazer isto de maneira sustentável é ainda melhor. Por isso, uma das formas de economizar durante seu processo produtivo é alcançar a autossuficiência em energia elétrica. 

Um sistema de energia fotovoltaico possui diversas aplicações em propriedades rurais, proporcionando alguns benefícios, como: 

  • Reduz os custos com eletricidade; 
  • Pode ser utilizado para conservação de matérias primas e outros produtos refrigerados em câmaras frias; 
  • Pode ser utilizado para o bombeamento de água; 
  • Pode ser utilizado em sistemas de irrigação da plantação;
  • Pode ser utilizado para iluminação, comunicação e segurança através de cercas elétricas e circuito de câmeras. 

Como isso beneficia o produtor rural? Um dos caminhos para reduzir custos de produção com investimentos em energia sustentável é buscar as melhores alternativas para financiar esse sistema. 

Na prática, com o investimento em sistemas como este, o produtor rural amplia seu negócio com a implantação de usinas geradoras e ainda contribui para a redução de custos de produção. No primeiro semestre de 2019, foram produzidos 32.963kWp no setor, representando 86% do total gerado durante o ano todo em 2018.

O investimento ainda reduz os impactos ambientais, por se tratar de energia limpa e renovável. Além do mais, ao adotar este tipo de investimento sustentável, toda a produção tende a aumentar a credibilidade e a confiança perante seus parceiros e clientes.

“Independentemente do segmento de atuação, é possível ter acesso a linha de investimentos com condições especiais para instalar projetos de energia fotovoltaica em sua propriedade com a empresa certa”, comenta João Fossaluzza, vice-presidente da Atto EXP Empresarial.

Para o empresário, qualquer empresa pode reduzir os gastos com energia. “Um sistema bem elaborado ajuda os proprietários e o meio ambiente”, diz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.