17/06/2022 às 15h43min - Atualizada em 17/06/2022 às 15h44min

Entrevista: Cidadãos russos podem recorrer a criptomoedas para proteger riqueza – ComplyAdvantage

Uma entrevista com CompyAdvantage sobre lavagem de dinheiro, o tópico ilícito, mas fascinante, que muitas vezes é agrupado com criptomoeda

Bitcoin
https://guiadobitcoin.com.br/noticias/entrevista-cidadaos-russos-podem-recorrer-a-criptomoedas-para-proteger-riqueza-complyadvantage/

A lavagem de dinheiro é um problema que costuma ser marcado na mídia convencional como uma desvantagem da criptomoeda. A natureza secreta, a falta de regulamentação e a capacidade de evitar procedimentos como o KYC são algumas das razões pelas quais os detratores acusam a criptomoeda de facilitar a lavagem de dinheiro.

Por outro lado, alguns argumentam que a natureza de código aberto da tecnologia blockchain, onde qualquer pessoa pode rastrear carteiras online, pode tornar a lavagem de dinheiro mais desafiadora em alguns casos.

É um tópico bastante intrigante e, para aprofundar mais sobre isso, entrevistamos alguém que sabe muito mais sobre isso do que nós – Charles Delingpole, CEO e fundador da ComplyAdvantage, uma empresa que fornece tecnologia contra lavagem de dinheiro, ajudando organizações a gerenciar riscos e combater o crime financeiro.

CoinJournal (CJ):   Quão grande é o problema da lavagem de dinheiro em criptomoedas?

Charles Delingpole, CEO e fundador da ComplyAdvantage (CD): Com 98% das empresas dizendo que são nativas de criptomoedas, aceitam/trabalham com criptomoedas ou planejam oferecer serviços baseados em criptomoedas no futuro, as criptomoedas estão rapidamente se tornando populares. Isso significa que os riscos de crimes regulatórios e financeiros representados pelas criptomoedas devem ser uma preocupação para todas as empresas.

No entanto, é importante lembrar que a atividade ilícita ainda representa uma proporção muito pequena das transações criptográficas. Um relatório da plataforma de análise de dados blockchain Chainalysis em janeiro de 2022 mostrou que as transações ilícitas de criptomoedas totalizaram US$ 14 bilhões em 2021, um aumento de 79% em relação aos US$ 7,8 bilhões em 2020. No entanto, devido ao rápido crescimento nas transações gerais de criptomoedas, isso ainda representa apenas 0,15% das transações de criptomoedas concluídas em 2021.

CJ: Quão mais fácil é lavar dinheiro por meio de criptografia em comparação com o trad-fi / o mundo real?

CD:   Muitos dos principais riscos de crimes financeiros são semelhantes para empresas de comércio eletrônico e criptomoedas. As mulas de dinheiro, contas fraudulentas, roubo de identidade e fraude de controle de contas, entre outros, são preocupações compartilhadas por todos.

Um dos principais riscos adicionais acima e além do trad-fi é o anonimato que algumas formas de criptografia oferecem. Um exemplo disso são as transações que ocorrem por meio de redes descentralizadas e fora da cadeia. As proteções contra lavagem de dinheiro nessas redes são normalmente limitadas ou inexistentes. Como essas plataformas são off-chain, as transações também não são registradas no livro público de blockchain, o que torna muito mais difícil rastrear comportamentos ilícitos.

CJ:   Você poderia dar uma descrição rápida, para aqueles que não são muito versados no assunto, de como alguém iria lavar dinheiro por meio de criptomoedas? (Não que estejamos procurando dicas, apenas para entender melhor o problema!)

CD: Se um criminoso está tentando lavar dinheiro através do sistema financeiro tradicional ou criptomoedas, os princípios básicos permanecem os mesmos. Primeiro, o dinheiro obtido de atividades ilícitas é colocado no sistema financeiro, depois é colocado em camadas para dificultar o rastreamento de suas origens e, finalmente, é extraído para que possa ser usado por criminosos sem levantar suspeitas das autoridades.

Com as criptomoedas, o segundo estágio – camadas – atraiu muita atenção, pois os criminosos podem usar criptomoedas e exchanges ao lado do sistema financeiro tradicional para disfarçar as origens de seus fundos. Por exemplo :

  • Chain-hopping — Envolve converter uma criptomoeda em outra e passar de uma blockchain para outra.

  • Mixing ou tumbling — Envolve a combinação de várias transações em várias exchanges, dificultando o rastreamento de transações até uma exchange específica, conta ou proprietário.

  • Cycling — Envolve fazer depósitos de moeda fiduciária de um banco, comprar e vender criptomoedas e, em seguida, depositar os recursos em um banco ou conta diferente.

CJ: O que você acha da narrativa de que o Bitcoin pode ter sido usado pela Rússia para evitar sanções?

CD: Publicamos um artigo inteiro explorando exatamente essa questão! Há precedentes para países excluídos do sistema financeiro global usarem criptomoedas para evitar sanções. Estudos mostraram que o Irã está fazendo isso. Embora os relatórios indiquem que a Rússia tem a terceira maior indústria de mineração de criptomoedas do mundo, especialistas apontaram que simplesmente não há liquidez suficiente no mercado de criptomoedas para processar o tamanho e o valor das transações necessárias para sustentar o governo russo.

Há uma possibilidade muito maior de que cidadãos russos comuns se voltem para as criptomoedas para tentar proteger sua riqueza diante da inflação massiva, flutuações extremas da moeda e incapacidade de acessar dinheiro, fazer pagamentos ou movimentar fundos para dentro e para fora da Rússia. Atualmente, existe uma proibição do uso de criptomoedas para fazer pagamentos na Rússia e, no início deste ano, o Banco Central da Rússia propôs uma proibição total de criptomoedas e mineração. Isso, no entanto, não impediu os cidadãos russos de deter ativos criptográficos.

CJ:   Você poderia explicar um pouco sobre como o financiamento do terrorismo poderia ser usado?

CD: Ativos de criptomoeda e DeFi aparecem com destaque nos esforços de financiamento do terrorismo. Essas moedas e tecnologias permitem transações internacionais com relativo anonimato que não envolvem intermediários, liquidadas em minutos e muitas vezes são muito difíceis de interromper ou reverter uma vez iniciadas. O cenário regulatório fragmentado também aumenta a probabilidade de transações suspeitas não serem detectadas, principalmente em bolsões do mundo com supervisão frouxa de combate à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo (AML/CFT).

Onde as criptomoedas são usadas por terroristas e extremistas violentos, o Bitcoin geralmente aparece. No entanto, Monero e outras moedas com privacidade aprimorada têm sido cada vez mais vistas como alternativas mais desejáveis. No verão de 2020, um grande site de notícias pró-ISIS anunciou que não aceitaria mais doações em bitcoin , preferindo Monero. Então, em abril de 2021, um grupo pró-ISIS de segurança cibernética, a Electronic Horizons Foundation, emitiu um aviso de que as transações feitas com Bitcoin poderiam ser rastreadas mais facilmente.

CJ:   Esses problemas – financiamento do terrorismo, lavagem de dinheiro, etc – são implicações muito sérias. Mas você acha que, em geral, os aspectos positivos da criptomoeda superam os negativos?

CD: Com regulamentação e supervisão globais claras e transparentes, as criptomoedas oferecem muitos benefícios. Estamos vendo movimentos em direção a estruturas regulatórias abrangentes em torno de criptomoedas em muitos grandes centros financeiros, incluindo Estados Unidos , Reino Unido e Austrália . Esses movimentos indicam que os legisladores veem o potencial inovador que muitas empresas de criptomoedas oferecem.

Alguns dos maiores riscos estão relacionados à arbitragem regulatória – onde as regras e os requisitos que as empresas de criptografia devem seguir diferem de país para país. Conectado a isso está o risco de que alguns países, em busca de maximizar as receitas que geram das empresas de criptografia, permitam que as empresas de criptografia operem com pouca ou nenhuma supervisão regulatória, criando um ambiente de “faroeste” onde é mais provável que o comportamento ilícito passe despercebido .

CJ:   Qual o papel das exchanges descentralizadas (DEXs) para evitar sanções e lavagem de dinheiro, e existe alguma maneira de evitar que isso aconteça?  

CD: Como as exchanges descentralizadas (DEXs) não são atualmente regulamentadas para combate à lavagem de dinheiro ou financiamento antiterrorista (AML/CFT), nenhuma diligência prévia de clientes, triagem de sanções, monitoramento de transações ou quaisquer outras medidas relacionadas são realizadas. Como resultado, eles correm maior risco de serem usados – por exemplo – por pessoas e entidades russas sancionadas para evasão de sanções. Esses riscos são especialmente altos quando usados em conjunto com moedas de privacidade baseadas no anonimato, que podem ser usadas posteriormente para fazer compras na dark web.

Existem muitas aplicações potencialmente inovadoras e interessantes para o DeFi mais amplamente – estamos vendo um novo conjunto de produtos e serviços financeiros surgir. No entanto, à medida que o espaço evolui, as plataformas DeFi e outros provedores de serviços de ativos virtuais (VASPs) precisarão prestar atenção especial aos riscos de suas contrapartes e aos riscos apresentados por seus clientes. As transações envolvendo VASPs não licenciados ou não registrados e carteiras não hospedadas são especialmente desafiadoras, dada a dificuldade de verificar quem está realizando essas transações. Além disso, essas empresas devem garantir que implementaram medidas robustas de diligência prévia do cliente para eliminar os maus atores antes que as transações ocorram.

CJ:   Você acha que o colapso da stablecoin UST poderia acelerar a regulamentação em todas as áreas de criptografia, incluindo uma análise mais rigorosa da lavagem de dinheiro?

CD: Reguladores e formuladores de políticas em todo o mundo já estavam – e estão – analisando a regulamentação sobre criptomoedas em geral e stablecoins em particular. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, estava pedindo ao Congresso que implementasse uma estrutura regulatória em torno das stablecoins no verão de 2021, um ano antes do colapso do UST. Mais recentemente, o G7 pediu ações para “monitorar e abordar os riscos de estabilidade financeira decorrentes de todas as formas de criptoativos”. O fim da UST certamente torna essas declarações mais visíveis e impulsiona uma maior conscientização. Mas fundamentalmente, os movimentos em direção a uma maior regulamentação em torno das criptomoedas estão em movimento há algum tempo.

A ComplyAdvantage publicou um guia abrangente sobre combate à lavagem de dinheiro no espaço criptográfico, que está disponível para download aqui .

The post Entrevista: Cidadãos russos podem recorrer a criptomoedas para proteger riqueza – ComplyAdvantage appeared first on Guia do Bitcoin.



Fonte: https://guiadobitcoin.com.br/noticias/entrevista-cidadaos-russos-podem-recorrer-a-criptomoedas-para-proteger-riqueza-complyadvantage/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.