08/06/2022 às 11h32min - Atualizada em 08/06/2022 às 18h06min

Mês Mundial do Meio Ambiente: One Health é tendência que promove saúde coletiva

Através de diferentes ações, esse tipo de estratégia permite a integração entre o ser humano e os animais. 

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa

Youtube Treville Kennel

No último domingo, dia 5, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. A preservação do meio ambiente tem sido encarada cada vez mais como a única forma de manter a vida humana no planeta. 

Com o Dia Mundial do meio Ambiente, também vem o Mês Mundial do meio Ambiente, que é em Junho. O mês é para promover o bem ecológico do planeta.

A integração entre humanos e animais é um dos aspectos da sustentabilidade, que hoje é um dos assuntos em maior evidência em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa da plataforma Getty Images, 90% dos entrevistados afirmou se preocupar com o planeta. 

Além disso, 81% espera que as empresas sejam ambientalmente conscientes. E dentro dessa busca o conceito de One Healtht (saúde coletiva em português) tem auxiliado muitas empresas a tornarem as atividades mais sustentáveis. 

Ele diz respeito à integração entre a saúde animal, ambiente e saúde humana. Para isso, são desenvolvidas ações e políticas de prevenção e combate à enfermidades. 

Como o One Health pode ser aplicado nas empresas? 

Atualmente, diferentes empresas dos mais variados segmentos possuem políticas de One Health. É o caso, por exemplo, do Treville Kennel, localizado em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba (PR).

O criadouro, que é referência nacional no ramo, atualmente mantém diferentes ações para incentivar a integração entre humanos e animais, incluindo da fauna da região. Dentre elas estão: Controle de esgoto e resíduos provenientes da criação; Destinação correta de resíduos gerados; captação da própria água entre outras. 

Além disso, recentemente foi implementado um sistema de compostagem juntamente com a capacitação de colaboradores.

“Com a composteira a gente vai reciclar uma coisa que nós produzimos aqui dentro. Nós iremos coletar e tratar esses resíduos e posteriormente utilizar esse composto na horta do canil e na parte de jardinagem”, explica Tatiane Moreno, Zootecnista que atua na elaboração e aplicação de políticas de One Health do Treville.

Através do sistema de compostagem é possível garantir a destinação correta desses resíduos. Todo o ciclo desses materiais fica dentro do espaço do canil, e as etapas são feitas de modo a garantir mais segurança para as pessoas que atuam no local, os pets e a própria fauna.

“A gente precisa pensar nas três coisas:  na saúde das pessoas, na saúde dos animais e no impacto no meio ambiente. A saúde única trabalha com foco nesses três aspectos”, complementa Tatiane.

Para conhecer mais sobre a atuação do Treville Kennel siga o criadouro no Instagram @TrevilleKennel.

Pandemia mostra a importância da saúde coletiva

Em 2020 o mundo viu como o controle de zoonoses, que faz parte do conceito de One Health, tem sua relevância. Até o momento, quase 2 milhões de pessoas vieram a óbito por conta da doença. 

De acordo com um estudo do Instituto de Zoologia da Grã-Bretanha e da Escola de Saúde Pública de Hanói, no Vietnã, cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças originadas em animais. 

Em entrevista para o portal VivaBem, o professor Marcos Jank, especialista em Agronegócio Global e titular da cátedra Luiz de Queiroz da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo) salienta que o controle de zoonoses deve ser uma preocupação constante. 

"Assim como a mudança climática é um problema global, acredito que a covid-19 vai deixar claro que a questão da saúde humana e animal é uma prioridade para a humanidade que, atualmente, se vê extremamente frágil com a eclosão de um vírus", ressalta Jank.

Isso mostra que a saúde única deve ser uma preocupação não apenas da administração pública, mas também das empresas e dos próprios consumidores. 

Cabe a todos adotar políticas e ações efetivas que possam promover a saúde coletiva, integrando seres humanos e animais, bem como promovendo a preservação do meio ambiente. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.