28/05/2022 às 23h29min - Atualizada em 29/05/2022 às 00h00min

Inhotim recebe duas novas exposições

A nova temporada do Centro de Arte Contemporânea Inhotim traz para o público obras recém-adquiridas e outras que já faziam parte do acervo, mas não estavam à mostra.

Portal G1
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/05/28/inhotim-recebe-duas-novas-exposicoes.ghtml

A nova temporada do Centro de Arte Contemporânea Inhotim traz para o público obras recém-adquiridas e outras que já faziam parte do acervo, mas não estavam à mostra. Inhotim, em MG, abre espaço para duas novas exposições
Um dos maiores museus a céu aberto do mundo acaba de ganhar duas novas exposições.
O cortejo abre caminho pelas galerias. É arte cantada, que inspirou uma das novas instalações do museu.

“A gente apelidou a biblioteca como um terreiro do conhecimento. O cortejo nada mais é do que literatura, se a gente for pensar na questão da poesia, da fala, da oralidade e da construção de história”, conta Jaime Lauriano, artista visual e pesquisador.
A nova temporada do Centro de Arte Contemporânea Inhotim traz para o público obras recém-adquiridas e outras que já faziam parte do acervo, mas não estavam à mostra.
Entre as novidades está o segundo ato do artista Abdias Nascimento, que tem como referência o teatro experimental do negro.
“É uma programação que está voltada para essas questões e que é uma política a longo prazo do Instituto”, discorre Douglas de Freitas, curador do Instituto Inhotim.
Inhotim tem programação com novas obras e exposições; veja quais são os artistas
Uma das obras ganhou o nome de “Enamorados”, já que os barcos ficam um de frente para o outro, como duas pessoas se admirando. E eles têm refletores, que são programados: enquanto um apaga, o outro acende. O resultado é como se fosse um flerte entre os dois. Exatamente como aconteceu com o Ricardo e a Maria Carla.
“Ela me paquerou , eu paquerei ela. Ela acendeu a luz, eu acendi também. E aí, quando viu, as duas acenderam igual a dos barquinhos aí..”, relata Ricardo Feltre, empresário. “Na verdade, ele piscou primeiro pra mim, depois eu pisquei pra ele, e aí piscamos juntos!”, ressalta a estudante Maria Carla.
“Contemplar algo é contemplar a si mesmo, também, ter um entendimento mais profundo de si mesmo. Então, espero que o trabalho leve o público a essa pausa, a esse descanso, para se perceber o tempo de si e o tempo em torno das coisas”, finaliza Laura Belém, artista plástica.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/05/28/inhotim-recebe-duas-novas-exposicoes.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.