13/05/2022 às 23h53min - Atualizada em 14/05/2022 às 00h00min

Pesquisa inédita revela efeitos da Covid na memória; casos mostram pacientes que não se lembravam para onde iam ou o que liam

Globo Repórter contou o caso da jornalista que lia dez livros por mês e passou a não se lembrar de mais nada ao virar uma página, e o do gerente de RH que saía de casa para trabalhar e esquecia para onde estava indo. Os dois passaram por tratamentos na Rede Sarah, que descobriu sequelas desconhecidas da Covid.

Portal G1
https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/05/13/pesquisa-inedita-revela-efeitos-da-covid-na-memoria-casos-mostram-pacientes-que-nao-se-lembravam-para-onde-iam-ou-o-que-liam.ghtml


Globo Repórter contou o caso da jornalista que lia dez livros por mês e passou a não se lembrar de mais nada ao virar uma página, e o do gerente de RH que saía de casa para trabalhar e esquecia para onde estava indo. Os dois passaram por tratamentos na Rede Sarah, que descobriu sequelas desconhecidas da Covid. Pesquisa inédita revela os efeitos da ‘Covid longa’ na memória
O Globo Repórter revelou uma pesquisa inédita feita na Rede Sarah – entre abril de 2021 e janeiro de 2022 – com 614 pacientes que tiveram Covid. O estudo mostrou sequelas desconhecidas da doença, como deficiências na concentração, atenção e fluência verbal, e em todos os participantes foi constatado algum grau de perda de memória. Caso da jornalista Rhayanna Ferreira Araújo, de 31 anos, que lia dez livros por mês e passou a não se lembrar de mais nada ao virar uma página.
A pesquisa registrou ainda aumento nos níveis de ansiedade (46%) e depressão (29%). A média de idade dos pacientes com esses problemas é de 47,6 anos e a maioria é de mulheres. As sequelas afetam tanto quem teve Covid grave, quanto os casos leves. E podem durar mais de um ano. É a chamada “Covid longa”.

Rhayanna sempre teve boa memória. Guardava tudo na cabeça: letras de música, filmes, séries, os livros. Mas, de uma hora para a outra, tudo mudou.
Pesquisa identificou também dificuldade para reconhecer emoções em pacientes que tiveram Covid
“De repente eu não era mais aquela pessoa. Fui percebendo que ao chegar ao final de cada capítulo, já não sabia mais o que tinha lido. Era uma coisa muito estranha”, conta.
A jornalista Rhayanna é uma das pacientes do estudo
Globo Repórter
“Da mesma forma que foi afetado para muita gente a área de sentir o cheiro, o gosto, foram afetadas áreas como da memória, da atenção”, explica a presidente da Rede Sarah, Lúcia Willadino Braga.
Estudo conta com 614 pacientes que tiveram Covid
Globo Repórter
“Vi a primeira pesquisa relacionando memória à Covid e falei: ‘Está tudo explicado’. Deu até vontade de chorar, porque você descobre a raiz do que está passando”, diz Rhayanna.
A jornalista começou a se tratar na Rede Sarah. Os programas de reabilitação incluem estimulação neuropsicológica e da capacidade cognitiva.
No início da recuperação, em um teste, Rhayanna não conseguia sequer desenhar um relógio, era como se ela nunca tivesse visto um na vida. Agora, ela já se lembra.
Desenhar um relógio foi uma dificuldade para a jornalista
Globo Repórter
O mesmo aconteceu com o gerente de RH Eduardo Araújo Leite. Ele percebeu que tinha algo estranho quando começou a esquecer coisas simples.
“Panela no fogo, ar-condicionado ligado, esquecer de botar comida para o pet”, conta.
Gerente de RH contou ao Globo Repórter sobre episódios de esquecimento
Globo Repórter
A situação piorou quando Eduardo saiu de casa para ir trabalhar e esqueceu para onde estava indo.
“Precisei ir trabalhar de ônibus. Botei o fone de ouvido e fui, mas não sabia para onde estava indo. Cheguei no terminal, desci e falei: ‘Meu Deus, o que eu estou fazendo aqui?’”.
O gerente de RH também está tratando as sequelas da Covid. Enquanto isso, recebe ajuda dos colegas de trabalho.
“Fico lembrando-o de algumas coisas que ele me pede”, diz um amigo de profissão.
Eduardo conta com a ajuda de colegas de trabalho para enfrentar sequelas da Covid
Globo Repórter
Até o chefe manda mensagem com as demandas do dia para alertar Eduardo do que deve ser feito.
“A ajuda da minha equipe tem feito muito bem, e o tratamento tem funcionado”, afirma Eduardo.
Veja no vídeo abaixo mais sobre o tratamento.
Programas de reabilitação de quem sofre da chamada ‘Covid longa’ incluem estimulação neuropsicológica e da capacidade cognitiva

Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/05/13/pesquisa-inedita-revela-efeitos-da-covid-na-memoria-casos-mostram-pacientes-que-nao-se-lembravam-para-onde-iam-ou-o-que-liam.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.