19/04/2022 às 12h03min - Atualizada em 20/04/2022 às 00h00min

Montana Calidad produz carne de qualidade com base em seleção criteriosa e tecnologias avançadas

Montana Calidad produz carne de qualidade com base em seleção criteriosa e tecnologias avançadas

SALA DA NOTÍCIA Irvin Dias Costa de Souza Garcia

Calidad
Montana Calidad produz carne de qualidade com base em seleção criteriosa e tecnologias avançadas

Há quase 30 anos, o Montana Calidad, um dos fundadores do projeto Montana no Brasil, supera os desafios da pecuária para a produção de carne de qualidade. A escolha pelo composto deu-se pela busca por animais que pudessem atingir desempenho superior na região onde está localizada a propriedade, no Mato Grosso do Sul, próximo ao Pantanal. Lá, o calor impera e a ocorrência de chuva é baixa.


“No começo, enfrentamos um grande desafio, pois com o clima quente, a qualidade das pastagens era baixa. Sabemos que a questão nutricional é muito importante para a produtividade, por isso tivemos de pensar bem em qual raça apostar”, diz Geraldo Barbosa de Paiva, sócio-proprietário do Montana Calidad.

Segundo ele, “percebemos grande oportunidade no Montana pelas características dos animais da raça, como alta produtividade, precocidade sexual e qualidade do produto final”.

Apoiado no trabalho de melhoramento genético da Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN), com assessoria de Gabriela Giacomini e dos geneticistas José Bento Sterman Ferraz e Joanir Eler Pereira, ambos da Universidade de São Paulo (USP) – campus de Pirassununga, o Montana Calidad lidera o sumário de touros da associação. Com isso, a fazenda atinge seus principais objetivos: produção de carne de qualidade, em menor tempo e com menores custos, além da venda de tourinhos e novilhas Montana.

“Os serviços oferecidos pela equipe de profissionais da associação têm papel fundamental em nossa evolução. A análise e o acompanhamento técnico nos ajudam a atender a um mercado cada vez mais exigente”, comenta Geraldo.
Resultado da seleção criteriosa dos reprodutores, todos com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Calidad comercializa 27% dos machos como reprodutores, o que confere forte pressão na seleção.

O diretor do Montana Calidad vê excelentes perspectivas para a raça, com crescimento do núcleo de criadores e, consequentemente, da oferta de reprodutores. “O mercado reconhece cada vez mais o potencial de produção do gado Montana. Ele mantém o nível de desempenho em qualquer bioma e oferece qualidade diferenciada para o mercado”, finaliza Geraldo.

A Calidad Genética é um grande parceiro da associação do Montana, destaca a superintendente técnica da entidade, Gabriela Giacomini. “Trata-se de um criatório que coopera com a evolução da nossa raça. Nessa parceria, conseguimos oferecer ao mercado reprodutores e novilhas de excelência genética, com fertilidade, precocidade sexual, rendimento superior e acabamento de carcaça”.

Para auxiliar a constante evolução dos associados, a AIC-MTN faz uso das mais modernas ferramentas genéticas, como avaliação genética, genômica, acasalamento dirigido e ultrassonografia de carcaças para atender à uma pecuária cada vez mais competetiva.

Para mais informações, acesse: www.montana.org.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.