18/04/2022 às 13h48min - Atualizada em 18/04/2022 às 13h58min

Pequena no tamanho e gigante no prejuízo: mosca-dos-chifres aterroriza os pecuaristas brasileiros

Moscas dos chifres podem causar grande prejuízo à fazenda

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins

Haematobia irritans, popularmente conhecida como mosca-dos-chifres, é uma das principais pragas da pecuária brasileira. De acordo com a Embrapa Gado de Corte, a infestação do inseto pode causar prejuízos de mais de R$ 500 milhões à atividade (seja de corte ou de leite). O médico veterinário e gerente nacional de produtos para grandes animais da Syntec do Brasil, Thales Vechiato, explica que, “quando acometidos, os bovinos perdem muito sangue e peso, prejudicando sua saúde e ficando debilitados”.
A mosca-dos-chifres suga o sangue dos bovinos com picadas doloridas e frequentes. “Cada fêmea do inseto pode atacar um animal até 38 vezes ao dia, já os machos picam até 24 vezes. Rebanhos com menos sangue zebuíno, animais de pelagem escura e machos estão mais suscetíveis às infestações”, explica o veterinário.
De acordo com Thales Vechiato, o gado atacado pela mosca-dos-chifres fica irritado e se alimenta muito mal. “Um bovino sob forte ataque pode perder até 2,6 litros de sangue e 40 quilos de peso vivo por ano. No caso de gado leiteiro, até 15% na produção de leite podem ser comprometidos. Em machos e fêmeas, há ainda a desvalorização do couro.”

Existem duas formas de controle desse parasita: o modo biológico e o químico. “No controle biológico, introduz-se na propriedade o besouro coprófagro, que destrói o bolo fecal dos bovinos, impedindo o desenvolvimento das larvas das moscas. Já o controle químico é feito por aplicação de inseticida, quando verificada infestação acima de 200 moscas por animal ou quando os animais estiverem muito agitados”, explica o especialista da Syntec.
Para auxiliar o controle das moscas, a Syntec oferece Ciper Duo, ectoparasiticida de amplo espectro de ação, formulado à base de butóxido de piperonila e cipermetrina, ingrediente ativo responsável pela liberação de descargas nervosas repetitivas, que provocam a morte dos ectoparasitas. Outro aliado no tratamento dos carrapatos é Bovec, ectoparasiticida formulado com diclorvós e cipermetrina. Sua aplicação via pulverização oferece ampla ação carrapaticida, bernicida, larvicida e acaricida, além de possuir efeito knock-down e repelente sobre insetos, controlando infestações de moscas domésticas e dos estábulos. Bovec diminui a carga de estresse dos animais e realiza o controle de parasitas na propriedade.
Sobre a Syntec
A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.