13/04/2022 às 11h37min - Atualizada em 13/04/2022 às 12h24min

Statkraft e NBCC participam do Nor-Shipping na Noruega

Evento discutiu temas como transição energética, transformação verde para o setor marítimo e indústria naval offshore, além de seu marco legal e regulatório com potencial para fortalecer parcerias entre o Brasil e a Noruega

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Freitas

Divulgação

Na última semana, entre os dias 4 e 6 de abril, as comunidades internacionais da indústria marítima e oceânica, formuladores de políticas, reguladores e autoridades governamentais e líderes da indústria brasileira e norueguesa se reuniram em Lillestrom e Oslo, onde aproximadamente 18.000 visitantes marcaram presença para compartilhar conhecimentos sobre as mais recentes inovações do setor, abordando também temas sobre sustentabilidade, economia azul (uso inteligente e o aproveitamento total de recursos naturais do oceano, sem prejuízo aos ecossistemas), igualdade de gênero, finanças e transportes verdes, para citar alguns.

O CEO da Statkraft Brasil, Fernando de Lapuerta, participou do evento Nor-Shipping na Noruega, representando a empresa, bem como a Norwegian-Brazilian Chamber of Commerce (NBCC), como presidente.

O Brasil Nor-Shipping fez parte do evento, trazendo oportunidades de negócios considerando o cenário brasileiro para transição energética e a transformação verde para o setor marítimo e indústria naval offshore e seu marco legal e regulatório com potencial para fortalecer parcerias entre Brasil e Noruega. Durante o evento foi anunciado em primeira mão, o primeiro leilão de energia eólica offshore do Brasil, que acontecerá no final do ano.

O evento também contou com a participação de importantes autoridades na delegação brasileira, destacando Enio Cordeiro - embaixador de Brasil na Noruega, Marcelo Freire – secretário adjunto de clima e relações internacionais de Brasil, Elbia Gannoun – presidente de AEEOLICA, Rodolfo Henrique de Saboia – diretor geral da ANP, diretores (as) do IBAMA, Petrobras, Aker, Equinor, Hydro, DNV, e DNB e vários representantes da Marinha Brasileira. Da parte norueguesa diversas autoridades participaram do evento com destaque da Janicke Andreassen - State Secretary of Norwegian Ministry of Trade, Industry and Fisheries.

Fernando de Lapuerta foi palestrante em painéis sobre a importância da agenda ESG (Environmental, Social and Governance) para empresas norueguesas atuantes no Brasil, e fez parte em painel com investidores organizado pelo banco norueguês DNB, apresentando o cenário atual de investimentos da Noruega no Brasil, além dos investimentos da Statkraft no Brasil.

O executivo da Statkraft ainda participou de reunião entre os Conselhos de Administração da NBCC e da Brazilian-Norwegian Chamber of Commerce (BNCC), de modo a alinhar os interesses de ambas as câmaras e facilitar os negócios entre os dois países.

“Participar do Nor-Shipping representando a Statkraft e a NBCC foi uma honra e uma grande oportunidade de compartilhar as nossas iniciativas e plano de crescimento em geração e comercialização de energia renovável no Brasil, além de realizar networking para fortalecer as relações de negócios entre Brasil e Noruega e novos aprendizados sobre as tendências do setor para acelerar a transição energética global”, concluiu Fernando de Lapuerta, CEO da Statkraft Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.