01/04/2022 às 23h38min - Atualizada em 02/04/2022 às 00h00min

Cientistas conseguem sequenciar, pela primeira vez, todo o genoma humano

O genoma humano é composto por cerca de 6 bilhões de bases representadas por letras. A descoberta, que envolveu quase 100 cientistas em um consórcio internacional, pode ajudar a desenvolver tratamentos e até a cura de doenças.

Portal G1
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/04/01/cientistas-conseguem-sequenciar-pela-primeira-vez-todo-o-genoma-humano.ghtml

O genoma humano é composto por cerca de 6 bilhões de bases representadas por letras. A descoberta, que envolveu quase 100 cientistas em um consórcio internacional, pode ajudar a desenvolver tratamentos e até a cura de doenças. Cientistas sequenciam, pela primeira vez, 100% do genoma humano
Um consórcio internacional de cientistas conseguiu sequenciar, pela primeira vez, a totalidade do genoma humano.
É como finalmente terminar a montagem de um quebra-cabeças gigantesco. O genoma humano é formado por cerca de 6 bilhões de bases representadas por letras. Elas compõem a estrutura de hélice dupla do DNA, que carrega as informações genéticas herdadas, responsáveis pelo desenvolvimento de todos os seres humanos.

Em 2003, os cientistas fizeram o primeiro sequenciamento do DNA humano, mas ficou faltando cerca de 8% das letras.
O pesquisador Evan Eichler, que liderou a pesquisa, disse que só agora foi possível sequenciar o que faltava porque a tecnologia avançou muito nos últimos 20 anos.
É o resultado de um esforço internacional. Quase 100 pesquisadores trabalharam no projeto. A descoberta pode ajudar os cientistas a desenvolver tratamentos e até a cura de doenças.
Os especialistas dizem que a pesquisa identificou genes de resposta de imunidade que ajudam uma pessoa a se adaptar e a sobreviver a infecções, pragas e vírus.
Segundo o geneticista Rajiv McCoy, da Universidade Johns Hopkins, a descoberta tem potencial significativo para estudos biomédicos e testes clínicos genéticos.
A pesquisadora Glennis Logsdon explicou que isso vai mudar a forma como se faz o sequenciamento genético daqui para frente.
“Agora, em vez de olhar pequenas regiões de DNA, será possível ver o genoma completo de uma pessoa. Mas não é o fim das pesquisas”, afirma.
O professor Evan Eichler já olha para o futuro. Ele diz que a nossa visão sobre o que faz uma pessoa ser diferente das outras vai mudar.
“O quebra-cabeças está completo para uma pessoa. Agora existem centenas, provavelmente milhares para sequenciar nos próximos anos”, diz.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/04/01/cientistas-conseguem-sequenciar-pela-primeira-vez-todo-o-genoma-humano.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.