30/03/2022 às 13h54min - Atualizada em 31/03/2022 às 00h00min

Manejo nutricional correto reduz estresse na fase de transferência de aves de postura

É o período em que animais são levados para outra área da granja

SALA DA NOTÍCIA Vitorya da Cruz Paulo
Auster Nutrição Animal

Divulgação

Viajar em dias quentes pode ser uma experiência desconfortável se os devidos cuidados não forem tomados. Além de redobrar a hidratação é necessário estar bem nutrido para evitar mal-estar. Essa situação comum para as pessoas também impacta as aves de postura durante a fase de transferência – período no qual são levadas para outra área da granja. "O desconforto pode provocar estresse e trazer consequências negativas", explica o zootecnista Fernando Zimmer, da Auster Nutrição Animal. "Durante o processo de transferência, o organismo das aves sofre várias alterações, liberação de hormônios e até alteração no consumo de água e ração. Aqui os cuidados com o bem-estar animal são essenciais e evitam danos aos animais e prejuízos ao avicultor".

Atenção ao horário de transferência. Opte por períodos mais frescos e quando houver disponibilidade da equipe bem como ser bem treinada para este manejo. Esses pontos de atenção, reforça Zimmer, devem estar associados a idade das aves (entre 15 e 16 semanas) ao programa de vacinação, manejo nutricional adequado, acompanhamento do peso padrão das aves, bem como a uniformidade do lote, pois nesse manejo de transferência as aves podem reduzir o consumo de água e ração, ficando mais dependentes de uma dieta bem balanceada, essenciais para garantir o melhor desempenho zootécnico, sem esquecer o bem-estar animal.

"É importante lembrar que a nutrição deve ser balanceada em galpões de recria das aves e de produção (saída e chegada), que nem sempre estão localizados na mesma granja ou empresa. Sempre fornecer água antes e após esse manejo que pode receber a inclusão de suplementos, como vitaminas, microminerais, eletrólitos e reguladores de flora intestinal", pontua o zootecnista.

"A linha Numia Postura CRIA, da Auster Nutrição Animal representa uma solução nutricional voltada à suplementação de todos os nutrientes, incluindo minerais e vitaminas essenciais para aves em postura. A tecnologia utiliza vitaminas de qualidade e suplementadas em níveis adequados para cada fase do período de criação, bem como enzimas e todos os micro e macro minerais necessários, ácidos orgânicos e probióticos para auxiliar o produtor nos desafios", completa Fernando Zimmer.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.