30/03/2022 às 08h53min - Atualizada em 30/03/2022 às 20h52min

Evolução das tecnologias de cercamento rural é destaque em novo episódio da websérie 'Essa Cerca Tem História', da Belgo Bekaert

O vídeo está disponível no Youtube

SALA DA NOTÍCIA Vitorya da Cruz Paulo
Belgo Bekaert

José Medeiros/Divulgação
Na década de 70, os desbravadores das terras do Centro-Oeste encontravam muitas dificuldades para iniciar suas atividades. Com difícil acesso a tratores, entravam nos terrenos selvagens e iam desbravando os limites das áreas, cravando mourões na terra e esticando quilômetros de cercas de arame farpado com as próprias mãos para fazer o cercamento. Essa realidade evoluiu. E muito. É o que conta o pecuarista Jair de Souza, 75 anos, no quarto episódio da série "Essa Cerca Tem História", iniciativa da Belgo Bekaert. O vídeo está disponível no Youtube neste link.

Souza chegou ao Mato Grosso em 1979 com a esposa e dois filhos, e hoje conta com um grande rebanho de gado em sua fazenda. Apesar do entusiasmo, os amigos que deixou em São Paulo acreditavam que ele tinha feito um péssimo negócio. Contando com a ajuda de quem conheceu no estado onde desembarcou, o apaixonado criador iniciou a organização do terreno. "Antigamente, a dificuldade era muito grande. Tinha que limpar o 'picadão' na mão. Não tinha trator; era tudo no braço. E na época, era só arame farpado. A gente mexia com muita dificuldade", conta o produtor.


Hoje não é mais necessário machucar as mãos para fazer o cercamento da propriedade. Pecuaristas como Jair de Souza contam com tecnologias de última geração para a tarefa, contratando serviço de construção de cercas de empresas especializadas, que fazem o serviço com máquinas, conferindo mais agilidade, eficiência e segurança. "Apareceu uma máquina muito boa. Finca e lasca num instante. O mundo está evoluído", exclama Souza, no vídeo.

Criada para reconhecer a parceria e homenagear os agricultores e pecuaristas brasileiros, a campanha "Essa Cerca Tem História", da Belgo, está percorrendo o Brasil em busca de histórias que retratam a realidade da produção rural. "Também vamos atrás de exemplos que demonstram a evolução das tecnologias em torno do cercamento, como é o caso deste episódio. Os pecuaristas brasileiros não precisam mais enfrentar as dificuldades do passado. A cerca evoluiu e evolui todos os dias junto com a produção", afirma Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Bekaert. A série continua percorrendo o Brasil e terá depoimentos de produtores rurais de vários estados, como Minas Gerais e Pernambuco, totalizando seis episódios. Todos podem ser conferidos no Youtube.

Sobre a Belgo Bekaert

A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.