30/03/2022 às 17h59min - Atualizada em 30/03/2022 às 20h46min

Pamplona Alimentos movimenta economia no Alto Vale do Itajaí (SC) com a compra de grãos de inverno

Iniciativa faz parte do projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno Destinados à Produção de Grãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e as Cooperativas de Santa Catarina

SALA DA NOTÍCIA Vanessa Sallas

Santa Catarina, março de 2022 - Com a escassez do milho e, consequentemente, a alta dos preços do grão, a agroindústria está se mobilizando para traçar alternativas que colaborem no abastecimento da cadeia produtiva. É por isso que o projeto apresentado no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, acaba de se tornar um case de sucesso, que será compartilhado em todas as regiões do estado.  

Trata-se do Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno Destinados à Produção de Grãos, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, com as Cooperativas do Estado e a Pamplona Alimentos. O projeto visa dar solidez à cadeia produtiva, com o plantio de trigo, triticale, aveia e centeio destinados à fabricação de ração e produção de silagem.
Em seu primeiro ano de execução, o projeto apresentou resultados positivos, destacando-se a parceria com a Cravil, em que a Pamplona Alimentos foi responsável por comprar os cereais de inverno dos 400 produtores ligados à cooperativa. Ao todo, eles produziram 250 mil sacas de trigo e triticale em áreas que antes ficavam ociosas, e que se transformaram em ração animal, reduzindo a demanda por milho.
“Ficamos felizes em colaborar com a idealização desse projeto. Com ele, nós conseguiremos ajudar o agricultor a ter mais uma fonte de renda nessa época do ano, além de oferecer à agroindústria outras matérias-primas para a produção de ração animal. Com muito trabalho e determinação, foi possível realizar e alcançar resultado positivos”, explica Irani Pamplona Peters, presidente da Pamplona Alimentos.  
Os cereais de inverno fazem a economia girar
Os resultados do Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno podem ser vistos na prática na região de Rio do Sul. As estimativas apontam que a produção de trigo e triticale para fabricação de ração gerou um movimento econômico de R$ 50 milhões para o município, recursos que antes seriam utilizados para importação de milho e destinados para outros estados.

Sobre a Pamplona Alimentos

Com 73 anos de tradição, a Pamplona Alimentos S.A., empresa familiar catarinense, atua com a missão de produzir e fornecer alimentos práticos, saudáveis e de qualidade para os consumidores brasileiros. Está presente em 26 estados brasileiros e exporta cortes suínos para todos os países em que o Brasil é habilitado. Seu amplo portfólio conta com 18 linhas de produtos que englobam: carne suína temperada e in natura, linguiças defumadas e frescais, defumados, salames, copas, presuntaria e derivados, fatiados, queijos e cortes bovinos temperados, entre outros. A companhia, que também é detentora das marcas Saudável, Rio Sul e Paraná, tem em seu quadro mais de 3 mil colaboradores e é reconhecida pelo investimento constante em inovação direcionado à modernização do parque fabril, otimização de processos industriais, projetos de genética própria e garantia do bem-estar animal, além de ações de sustentabilidade. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.