23/04/2021 às 09h54min - Atualizada em 26/04/2021 às 10h23min

BASF lança TPU produzido a partir de recursos renováveis para calçados

Elastollan® N Bio-based é um poliuretano termoplástico (TPU) de base biológica produzido a partir de recursos renováveis

SALA DA NOTÍCIA BASF
divulgação
Há mais de 40 anos, a BASF desenvolve materiais de calçados personalizados e de alta performance. Agora, o portfólio de poliuretano da companhia ganha mais um reforço com o Elastollan® N Bio-based, um poliuretano termoplástico (TPU) de base biológica produzido a partir de recursos renováveis.
Para entender mais sobre essa nova solução, nesta sexta-feira (23), Luiz Roxo, desenvolvedor de aplicações e especialista em TPU na BASF, e Flávia Vanelli, especialista em inovação, sustentabilidade, cadeias de valor e representante da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), conversam sobre o setor calçadista e as principais tendências no mercado.
“A BASF busca constantemente inovar para atender às principais demandas globais de sustentabilidade. O TPU para calçados é sinônimo de performance, sustentabilidade e inovação. Por meio dessa tecnologia, tornamos a produção de sapatos cada vez mais sustentável. Os nossos clientes podem escolher entre TPU ou um sistema PU (poliuretano), de acordo com a aplicação do calçado. Nessa abordagem, a substituição de matérias-primas fósseis por renováveis ​​já ocorre durante a fabricação de produtos químicos básicos. Isso permite diminuir o gasto de recursos fósseis, reduzir os gases de efeito estufa e garantir as propriedades químicas e mecânicas estabelecidas dos sistemas existentes”, afirma Heitor Barbosa, gerente sênior do negócio de calçados da BASF para a América do Sul.
O Elastollan® N possui boa resistência à abrasão e à tração, além de garantir flexibilidade de baixa temperatura e capacidade de amortecimento.“Os fabricantes de calçados e, especialmente, os designers de sapatos têm usado os plásticos como seu material preferido, porque combinam estética, estabilidade e diversas possibilidades de design. O nosso extenso portfólio ajuda nossos clientes a desenvolverem projetos inovadores e de impacto no mercado”, comenta Luiz Roxo.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.