19/03/2022 às 22h31min - Atualizada em 20/03/2022 às 00h00min

Em Fortaleza, projeto distribui hortaliças de graça para os idosos

Pelo menos 1,1 mil idosos são atendidos por mês nas quatro hortas sociais espalhadas por Fortaleza. Elas são mantidas por uma ONG em parceria com a prefeitura.

Portal G1
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/03/19/em-fortaleza-projeto-distribui-hortalicas-de-graca-para-os-idosos.ghtml

Pelo menos 1,1 mil idosos são atendidos por mês nas quatro hortas sociais espalhadas por Fortaleza. Elas são mantidas por uma ONG em parceria com a prefeitura. Idosos recebem hortaliças de graça em Fortaleza
Em Fortaleza, um projeto distribui hortaliças de graça para os idosos. Uma ajuda muito bem-vinda em um momento em que o preço dos alimentos está pesando no bolso.
No cenário urbano da periferia de Fortaleza, um oásis verde de plantas orgânicas. Espaço disputado pelos idosos da comunidade. Só precisa ter mais de 60 anos para se inscrever e receber as hortaliças cultivas sem agrotóxicos e em canteiros com fibra de coco, que retém mais água. É alimento saudável e de graça, pertinho de casa.

"Almoço, janto. Tudo que vem vindo para gente numa crise dessa, tudo se torna muito", diz o aposentado Francisco Ferreira Borges.
Para que a produção não pare e a distribuição possa ser feita a cada 15 dias, o cultivo é feito por revezamento em duas estufas. Enquanto uma está em pleno plantio, a outra já está pronta para colheita. Assim, os idosos têm sempre hortaliças no ponto para levar para casa.
A Dona Conceição não perde uma oportunidade. A verdura recebida é suficiente para duas semanas de consumo da família, e o dinheiro que ela economiza ajuda nas despesas de casa.
"Para comprar água e outras coisas que eu precisar. É um dia sagrado. Eu tenho que ir", conta a aposentada Conceição Alencar Cavalcante.
Pelo menos 1,1 mil idosos são atendidos por mês nas quatro hortas sociais espalhadas por Fortaleza. Elas são mantidas por uma ONG em parceria com a prefeitura.
"Esse projeto tem três pilares: a segurança alimentar, a agricultura urbana e a interação e inclusão deles", explica Dimitri Rabelo Batista Castro, secretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza.
É que os próprios idosos também podem cultivar a terra e este se torna também um espaço de convivência, terapia e aprendizado.
"Mexer na terra é muito bom, que a gente aprende muito bem a cultivar, plantar. Isso é ótimo para gente, e sai feliz”, diz o aposentado Luis Alves.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/03/19/em-fortaleza-projeto-distribui-hortalicas-de-graca-para-os-idosos.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.