17/03/2022 às 09h34min - Atualizada em 19/03/2022 às 00h00min

Pulgas, as grandes vilãs da saúde dos gatos. Saiba como evitar sua presença

Veja como prevenir infestações de pulgas em felinos

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins

Coceira, feridas e alergia são alguns efeitos comuns das pulgas em felinos. Mas esses pequenos parasitas também podem transmitir doenças ainda mais sérias, que podem – inclusive – causar a morte dos animais. “Para evitar esse problema, é muito importante observar o ambiente e manter a higiene em dia para evitar as infestações e garantir o bem-estar dos pets”, alerta a médica veterinária Yolanda Antunes, gerente nacional de produtos para pets da Syntec do Brasil.
Nas épocas de temperaturas mais altas e umidade elevada, aumenta a probabilidade de infestação de pulgas, porque esse clima favorece o desenvolvimento rápido para a fase adulta, especialmente perigoso para os gatos. “Em épocas frias e secas, esses parasitas levam até 140 dias para chegar à fase adulta. Com calor e umidade, o período cai para 10 dias, potencializando os riscos”, esclarece Yolanda.
O problema é tão grande que 27% dos atendimentos a felinos nas clínicas veterinárias são relacionados a doenças causadas por pulgas, de acordo a Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan). “Apesar de ser um tema recorrente, é sempre importante alertar os tutores para sintomas, prevenção e tratamento das pulgas”, reforça a gerente da Syntec do Brasil.

Para garantir a qualidade de vida aos felinos, o melhor jeito é prevenir que as pulgas se instalem nos gatos e no ambiente ao redor. “Algumas ações eficazes envolvem manter em dia a higiene do pet e do local onde ele habita e estar sempre atento a brinquedos, roupinhas, tapetes e toalhas, que devem estar sempre limpos. Além disso, existem produtos para uso periódico para proteger os gatos das infestações de pulgas”, informa Yolanda Antunes.
Um produto antipulgas eficaz e seguro é o TECSPOT® que está disponível em pipetas e contém Fipronil, um dos princípios ativos mais utilizados para prevenção, tratamento e controle de pulgas e carrapatos – disponibilizado pela Syntec do Brasil. Com amplo espectro de ação, ele é amplamente reconhecido pela classe veterinária e pode ser utilizado em filhotes e adultos a partir de 8 semanas de idade.
TECSPOT®   auxilia na prevenção e controle de doenças infectocontagiosas, prevenindo, controlando e tratando ectoparasitoses em cães e gatos de todas as raças e portes. Além disso, atua de forma completa nos pets e ambientes, prevenindo o risco de reinfestação. Para sua eficácia completa é recomendado reaplicar TECSPOT ® a cada 28 dias”, finaliza a médica veterinária.
Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade para pets e grandes animais. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.