13/03/2022 às 22h58min - Atualizada em 14/03/2022 às 00h00min

Brasileiras que moram na Europa abrem as portas de casa para refugiados da Ucrânia

Guerra na Ucrânia produziu, em apenas 18 dias, um dos maiores êxodos da história: 2,7 milhões cruzaram as fronteiras.

Portal G1
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/03/13/brasileiras-que-moram-na-europa-abrem-as-portas-de-casa-para-refugiados-da-ucrania.ghtml

Guerra na Ucrânia produziu, em apenas 18 dias, um dos maiores êxodos da história: 2,7 milhões cruzaram as fronteiras. Brasileiras que moram na Europa abrem as portas de casa para refugiados da Ucrânia
A guerra na Ucrânia produziu, em apenas 18 dias, um dos maiores êxodos da história: 2,7 milhões cruzaram as fronteiras e deixaram uma vida inteira para trás. São refugiados que agora dependem da solidariedade para recomeçar. O Fantástico conversou com brasileiras que moram na Europa e decidiram ajudar abrindo as portas de casa. Veja a reportagem em vídeo acima.
Ser refugiado é deixar seu país, contra a própria vontade, para continuar vivo, não importa onde.

Anastacia chegou em Berlim, capital da Alemanha, na última sexta-feira (11): “É como se eu estivesse no meio de uma história maluca. Não consigo acreditar que isso aconteceu na vida real”.
Todos os dias, mais de 10 mil refugiados da guerra na Ucrânia desembarcam na estação central da cidade. Rapidamente, são acolhidos, recebem comida, além de uma passagem gratuita, se estiverem indo para outra cidade alemã.
Casas de oligarcas russos podem ser usadas para abrigar refugiados ucranianos no Reino Unido, diz ministro britânico
Veja os principais acontecimentos do 18º dia de conflito
Acompanhe as atualizações sobre o conflito
Alexandra se mudou com a mãe para a capital da Ucrânia em 2014, fugindo dos ataques que aconteciam em Donbass, região perto da fronteira com a Rússia.
“Oito anos atrás minha mãe chegou numa estação de trem com apenas uma mochila nas costas. Hoje, acontece o mesmo comigo”, conta.
Viviane foi até a estação para tirar fotos e enviar aos amigos do Brasil. Saiu de lá junto com Sani, nigeriano, estudante de medicina na faculdade de Luhansk, na Ucrânia.
“Ficou tudo para trás. Falta apenas um ano para terminar a faculdade, mas agora não sei o que vai acontecer. Chegar em Berlim foi uma das melhores coisas que me aconteceu, porque eu tive o milagre de conhecer a Viviane”, relata o estudante.
Os refugiados que chegam até a estação central de trem de Berlim e não conseguem uma casa para ficar são levados para um centro, que já existia na cidade antes da guerra com a Ucrânia para receber pessoas que fogem de conflitos.
A União Europeia aprovou uma proteção temporária para quem morava na Ucrânia e foi obrigado a deixar o país. Essa medida vai durar por pelo menos um ano e garante autorização para morar e trabalhar nos países do bloco, além de assistência médica e acesso à educação para crianças.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/03/13/brasileiras-que-moram-na-europa-abrem-as-portas-de-casa-para-refugiados-da-ucrania.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.