31/01/2022 às 15h56min - Atualizada em 06/03/2022 às 00h00min

Cine Fórum retorna após oito anos

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro

Ainda era 2014 quando o antigo local que abrigava os Estúdios Kaiser, em Ribeirão Preto, recebia as últimas exibições de filmes e críticas do antigo Cine Clube, idealizado pelos Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro. O projeto foi um sucesso e atraiu vários públicos para debates e discussões sobre filmes. Vários anos depois e muitas solicitações para que o encontro voltasse a acontecer, os irmãos resolveram resgatar a ideia e retornam com o Cine Fórum, em nova versão e local. A primeira edição acontece no dia 5 de fevereiro (sábado), às 18 horas, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América), realizadora do projeto.

Segundo um dos gêmeos, Marcos de Castro, que é diretor, produtor e crítico de cinema, a nova sede do Cine Fórum inspirou a temática dos próximos três encontros: todos os filmes que serão exibidos são inspirados em livros. O primeiro deles, será o longa “A Procura do Mr. Goodbar”, filme de 1977 que recebe da obra literária “De Bar Em Bar” suas referências. “É um filme difícil de encontrar, que já foi exibido em sessões antigas. Então, queremos atingir um público que já assistiu - mas quer ver novamente, e um outro que verá pela primeira vez”, comenta.



No dia 26 de fevereiro, às 18h, acontece o segundo encontro do Cine Fórum, com o filme “O Beco das Ilusões Perdidas”, de 1947. O longa é baseado no livro com o mesmo nome, de William Lindsay Greshan. A reexibição da obra do século passado faz total sentido, quando o estrelado diretor Guilhermo Del Toro, lança um remake do longa em janeiro – estrelado, ainda, nesta nova versão, por Bradley Cooper. “Quando exibimos esse filme no Cine Fórum, lá atrás, a plateia aplaudiu de pé. Então, será uma ótima oportunidade de resgatar esse clássico e comparar as duas versões, a antiga com a nova”, conta o ator, produtor e crítico de cinema André de Castro.

Por fim, a última exibição do Cine Fórum será no dia 19 de março, às 18h, com o clássico da ficção científica “Blade Runner – O Caçador de Andróides", de 1982, baseado no livro “Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick. “Agora que vem uma nova edição do livro, as pessoas merecem revisitar esse clássico do cinema e das obras literárias”, relata o gêmeo André de Castro.

Cada um pode ser um crítico de cinema

Crítica de cinema é algo plural e diversificado, em que cada pessoa pode ter uma opinião sobre determinado filme. É com essa ideia que o projeto Cine Fórum retorna para o público de Ribeirão Preto e região, oferecendo a oportunidade de assistir aos clássicos do cinema, com direito a um debate e várias discussões. “Todo filme é um grande entretenimento. Mas, certas obras quando acabam, é impossível ficar sem expor a visão de cada um sobre o filme. É isso que queremos proporcionar: transformar desde a advogada até a dona de casa, em críticos de cinema. Queremos ouvir opiniões e sensações que o filme transmite”, alerta Marcos de Castro.

A entrada é gratuita e aberta à população. Não há necessidade de inscrição e/ou reservas. Para participar é necessário apresentação da carteira de vacinação completa ou resultado negativo do teste para COVID-19, datado até 48 horas antes do evento. É obrigatório o uso de máscaras durante todo o tempo de permanência na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

SERVIÇO CINE FÓRUM
Data: 5 de fevereiro (sábado) | 18h
“A Procura do Mr. Goodbar” - 1977, baseado no livro "De Bar Em Bar" (Looking for Mr. Goodbar), da autora Judith Rossner. Inspirado em fatos reais. Filme estrelado por Diane Keaton e Richard Gere. Classificação indicativa: 18 anos. Filme raro. Drama. 135 minutos.

SINOPSE: O filme conta o longo declínio auto-destrutivo de Theresa Dunn, uma jovem e quieta professora durante o dia, mas que durante à noite busca incansavelmente o "homem perfeito". Em meio ao ambiente decadente dos bares noturnos dos anos 70, ela acaba se viciando em bebidas e drogas e seus relacionamentos vão se tornando cada vez mais instáveis e perigosos.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América, em Ribeirão Preto.

Data: 26 de fevereiro (sábado) | 18h

“O Beco das Ilusões Perdidas”,1947, baseado no livro "O Beco das Ilusões Perdidas" (Nightmare Alley), do autor William Lindsay Gresham. Exibir a versão de 1947, pois o diretor Guillhermo Del Toro realizou o remake estrelado por Bradley Cooper e o longa estará encerrando suas exibições no cinema e indo para os streamings. A versão de 1947 é estrelada por Tyrone Power. Classificação indicativa: 14 anos. Filme raro. Noir. 111 minutos. SINOPSE:  Stanton Carlisle e a psicóloga Lilith aplicam golpes nos milionários da cidade, com o argumento de que podem ler mentes. Quando a fraude é descoberta, após uma traição da psicóloga, Stanton é perseguido pela polícia e acaba por se tornar um alcoólatra sem rumo e perspectivas.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América, em Ribeirão Preto.

Data: 19 de março (sábado) | 18h

“Blade Runner – O Caçador de Andróides”. 1982, baseado no livro "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" (Androids Dream of Electric Sheep?), do autor Philip K. Dick. Filme estrelado por Harrison Ford, Rutgen Hauer, Sean Young e Daryl Hannah. Classificação Indicativa: 14 anos. Sci-fi. 117 minutos. SINOPSE: No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner é encarregado de caçá-los.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América, em Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. O evento permitiu a presença e a interatividade do público e conectou pessoas de 27 países: foram aproximadamente 110 horas transmitidas ao vivo e on-line, em mais de 60 atividades.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.