13/03/2021 às 10h49min - Atualizada em 13/03/2021 às 10h49min

Um ano após suspensão de aulas presenciais, estudantes e famílias ainda enfrentam incertezas com reabertura das escolas na pandemia

2,4% dos alunos das redes municipais não tiveram nenhuma atividade escolar em 2020 e quase 6 em cada dez cidades ainda não definiram protocolo de biossegurança para a reabertura das escolas, segundo pesquisa.

Em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, a pequena Jhullia Rodrigues, 6 anos, está se alfabetizando com a ajuda dos pais em casa, que tentam suprir as falhas da aprendizagem remota pesquisando atividades extras na internet para a menina. Jhullia completou a educação infantil e entrou no 1º ano do ensino fundamental neste ano, em plena pandemia.

Em Teresina (PI), Ruan Sousa, 10 anos, passou do 4º para o 5º ano. Mesmo estudando na rede pública municipal, ele pode contar com a ajuda de uma professora particular contratada pela família para um "reforço" escolar. Passou de ano, mas quer voltar à escola e rever amigos.


Sofia de Souza, 8 anos, conseguiu rever os amigos. Depois de muitas aulas virtuais em uma escola particular em São Bernardo do Campo, ela pode voltar à sala de aula neste 2021. Mas, a escola não era a mesma. Com medo da pandemia, nem todos compareceram. No primeiro dia, foram Sofia e mais 2 alunos. No segundo, só ela e a professora. Agora, a instituição está fechada novamente, com aulas a distância.

O Brasil completa nesta semana um ano desde que as aulas presenciais foram suspensas e as escolas, fechadas, para conter a pandemia do coronavírus. O que parecia ser algo temporário se estendeu por um ano letivo inteiro – e os recordes de casos e mortes trazem incertezas sobre como será em 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.