Para um filme ser um sucesso, ele precisa cativar o telespectador. Ação, suspense, tramas complexas, doses de humor e personagens lendários são alguns dos ingredientes da receita do longa perfeito. Com esse panorama, já dá para entender parte do fenômeno Marvel, capaz de lotar salas de cinema e gerar muito lucro com itens e acessórios inspirados nos filmes.
Totalizando 25 filmes passados dentro do Universo Marvel, a série Vingadores foi uma das produções que mais rendeu em bilheteria na história com cerca de US$ 2,798 bilhões. Qual é o segredo para tanto sucesso?
Somando um elenco de renome, Eternos, a mais nova produção do UCM (Universo Cinematográfico Marvel), também faz parte do mesmo universo de Avengers. E é essa ambientalização que cativa os fãs e telespectadores a continuarem a assistir às produções e esperar por novos lançamentos. A “Fórmula Marvel”, faz com que a tecnologia e a inovação abraçem a nostalgia para ampliar o sucesso dos filmes.
UCM e sua conexão com o público
Para muitos fãs da Marvel, os longas acompanharam suas infâncias, adolescências e vida adulta. Ao longo dos 13 anos de histórias, lutas e batalhas, os conhecidos heróis foram responsáveis não só por protagonizar momentos épicos, mas também por criar laços que unem o público ao universo cinematográfico mostrado.
É notória que a relação entre os telespectadores e os filmes é mais do que a experiência de simplesmente acompanhar os acontecimentos da história, é parte da rotina e da vivência das pessoas. A franquia tem tanto sucesso por gerar conexão e empatia com os fãs. Ao mesmo tempo que as inovações enchem os olhos, o passado continua sendo retratado, fortalecendo ainda mais o elo criado.
Além disso, a Marvel possui roteiros inteligentes que dão pistas dos próximos passos dos heróis e vilões, assim como indícios do final da franquia: o aparecimento de Thanos. Logo, desde o primeiro longa, o público já se sentiu motivado a continuar assistindo, constituindo assim, mais um elemento da “Fórmula Marvel”.
O sucesso pós-vingadores
O fim de Avengers em 2019, com Endgame, gerou muitas dúvidas em relação ao futuro das produções do UCM. Com a chegada da pandemia, as incertezas aumentaram ainda mais. Porém, novos sucessos ganharam a mídia e provaram que a Marvel segue em plena ascensão.
As novas séries veiculadas na plataforma Disney Plus, como Loki, WandaVision e Falcão, se tornaram novos sucessos e ainda abordaram questões atuais da sociedade. Já Eternos, apesar de romper com a famosa "fórmula Marvel", não fica para trás em termos de bilheteria, tendo feito grande sucesso desde sua estreia. Até mesmo os itens personalizados, filmes e HQ’s estão sendo mais buscados para compra, principalmente em ações promocionais de fim de ano, como a Black Friday e o Natal, por exemplo.