09/09/2021 às 02h30min - Atualizada em 10/09/2021 às 00h00min

O Assunto #534: Um repórter pelo mundo pós-11 de Setembro

O atentado terrorista que fundou o século 21 provocou efeitos mais duradouros bem longe dos Estados Unidos. Nos últimos 20 anos, os americanos entraram em guerra contra o Afeganistão e o Iraque, e a primavera árabe mudou definitivamente o panorama político do mundo islâmico.

SALA DA NOTÍCIA G1
https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2021/09/09/o-assunto-534-um-reporter-pelo-mundo-pos-11-de-setembro.ghtml


O atentado terrorista que fundou o século 21 provocou efeitos mais duradouros bem longe dos Estados Unidos. Nos últimos 20 anos, os americanos entraram em guerra contra o Afeganistão e o Iraque, e a primavera árabe mudou definitivamente o panorama político do mundo islâmico. Você pode ouvir O Assunto no G1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Os atentados fundadores do século 21 produziram alguns de seus efeitos mais duradouros bem longe dos Estados Unidos, onde aconteceram. Para discuti-los, Renata Lo Prete recebe neste episódio o jornalista da TV Globo Marcos Uchôa, que ao longo dessas duas décadas visitou 22 países do mundo islâmico. O primeiro foi aquele em que a chamada guerra ao terror começou e do qual os americanos só agora se retiraram. Ele conta que nunca, em sua trajetória profissional, sentiu tanto medo quanto no Afeganistão. E que, ao mesmo tempo, se lembra de saraus vespertinos "para conversar sobre poemas de 800 anos com idosos, mulheres e crianças". A alternância de análise política e memórias do cotidiano das pessoas que encontrou dá o tom do depoimento de Uchôa sobre suas passagens por lugares como Iraque, Tunísia e Síria. Prestes a lançar uma série no GloboPlay com esse rico material, ele conclui que, duas décadas depois, a questão do terrorismo está longe de ser resolvida. “A vitória do Talibã traz a mensagem de que a violência funciona”, diz.
O que você precisa saber:

Entenda: do 11 de setembro à volta do Talibã
11 de setembro: Biden pede retirada de sigilo de investigações
Guerra ao terror: EUA e a guerra ao terror pós ataques
Bin Laden: líder da Al Qaeda foi morto em operação dos EUA
VÍDEO: bastidores da cobertura dos atentados de 11 de setembro
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Arthur Stabile, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Neste episódio colaboraram também: Gabriel de Campos e Ana Flávia Paula. Apresentação: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1.COM.BR


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.