08/09/2021 às 09h59min - Atualizada em 08/09/2021 às 11h45min

Soma Cervejaria adere ao movimento coletivo Bitter Day

Ação simultânea é lançada hoje (8/9) entre cervejarias e brewpubs de várias partes do país. O objetivo é fomentar a cultura cervejeira, apresentando estilos ingleses aos brasileiros

SALA DA NOTÍCIA Lisandra Coimbra
www.somacervejaria.com

Sessenta empresas, entre cervejarias e brewpubs brasileiros lançam ou relançam simultâneamente hoje (8/9) cervejas dos estilos Ordinary Bitter, Best Bitter ou Strong Special Bitter, aderindo ao Movimento Toda Cerveja com a ação coletiva Bitter Day.

Este será o maior lançamento do tipo já realizado no país. Tanto as marcas que estão incluindo os estilos de forma inédita, quanto aquelas que estão relançando os seus produtos, terão uma identidade visual padronizada, mas uma produção própria. A Soma Cervejaria, de São Paulo - única da capital paulista a aderir ao movimento - optou pela produção de uma Strong Bitter, limitada a 500 litros.


Segundo Tarsis Patini, cervejeiro da Soma, o estilo tem muito a ver com o nosso clima tropical e com comidas tradicionais do nosso cardápio de boteco, além, é claro do clássico Fish'n Fries, prato típico da culinária do Reino Unido. “Em geral, uma Bitter original tem uma coloração atraente, âmbar acobreada. É uma cerveja com toques fortes de malte, mas que traz em segundo plano notas de biscoito, com amargor médio, terroso e levemente herbal”.

Participam do Bitter Day cervejarias e brewpubs do Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Confira abaixo lista completa das 60 marcas participantes.

Mais sobre os estilos
Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter são cervejas de alta fermentação que têm em comum a cor levemente acobreada e a adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.

A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia. A mais leve, Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor que vai de 0 a 120). Já as Best Bitter, conhecidas também como Special Bitter, podem ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBUs.

Por fim, as Strong Bitter, conhecidas também como Extra Special Bitter ou ESB, apresentam teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 a 50.

De acordo com Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer e um dos idealizadores do movimento, as Bitters são cervejas muito alinhadas com o clima brasileiro e o tipo de bebida que o consumidor aprecia, embora ainda não esteja entre as mais vendidas. “São estilos refrescantes, saborosos e levemente amargos, que convergem com os momentos e o hábito de consumo local. Queremos apresentar ao consumidor essa possibilidade e trazer para perto aqueles que, por desconhecimento ou receio, acabam não provando”.

Movimento Toda Cerveja
Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica). O Bitter Day é a primeira ação coordenada pelo movimento.

O consumidor brasileiro nunca teve tantas opções de cerveja. Antes restrita a empórios e bares especializados, uma paleta enorme de estilos e características agora está disponível em um grande número de restaurantes e supermercados. Para disseminar informação e apresentar novos sabores ao público, o Movimento Toda Cerveja organizou uma ação coletiva: o Bitter Day.

Janderson Martini, da Old Captain e também integrante do movimento, acrescenta. “Acreditamos que a consolidação e o crescimento do mercado nacional de cerveja passam por provocarmos o consumidor para que ele conheça estilos além das Pilsen e das IPAs, que lideram as vendas. A adesão de 60 cervejarias e brewpubs a esta primeira ação, dedicada a cervejas da escola inglesa, mostra que esse é um sentimento compartilhado”, finaliza.

Cervejarias e brewpubs participantes:
Espirito Santo: Mestra
Goiás: Dona Lupulina
Mato Grosso: Cervejaria Heresia / Cervejaria LaCerva / Cervejaria Louvada / Cervejaria Rondonópolis
Mato Grosso do Sul: Bonito Beer Cervejaria
Minas Gerais: Cervejaria KUD
Paraná: Ade Bier / Divino Malte / Fábula Cervejas Especiais
Rio de Janeiro: Brewpoint
Rio Grande do Sul: Babel / Brew up / Cervejaria Alcebier / Cervejaria B73 / Cervejaria Divisa / Cervejaria Ruizoca / Cervejaria Salva / Donner / Fat Bull Beer / Front Bier / Galeza / Green Head / La Birra Cervejaria / Marek Cervejaria / Nahualli / Nave / Old Captain / Olimpia Cervejeira / Roca Cervejaria / Rübebeer Cervejas Artesanais / Ruradelica / Stier / Titans Cervejas Especiais / Traum / Velho Ebrio / Veterana / Zagaia Cervejaria / Zapata Cervejaria Rural /
Santa Catarina: Armada Cervejeira / Balburdia Cervejaria / Biertal / Enigma / Kaingang / Marchand Beer Co. / Öluns Cervejaria
São Paulo: Bela Beer / BR Brew Cervejaria / Casamalte / Cerveja 77 / Cervejaria Bragantina / Cervejaria Garoa / Cervejaria Karma / Cervejaria Sorocabana / Cervejaria Velvet / Itaici Cervejaria / Maltesa / Roquer SP / Soma Cervejaria

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sandboxwj.cmswebsg.com.br/.